Rosa Weber agenda julgamento sobre descriminalização do porte de drogas

A plenária está programada para quarta, e três ministros já votaram a favor da liberação

Weber programa para ainda este mês o juntamento sobre descriminalização | Nelson Jr./SCO/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, marcou para a próxima quarta-feira (24/05), a plenária para julgamento sobre a descriminalização do porte de substâncias ilícitas para uso pessoal no Brasil. A pauta será discutida em reunião física da Corte.

A questão levada ao Supremo solicita a suspensão de um artigo da Lei Antidrogas, que proíbe o armazenamento, plantio e transporte de drogas para uso pessoal. A discussão sobre o tema teve início em 2015, mas foi suspensa por um pedido de vistas, ou seja, mais tempo para a análise do caso, solicitada pelo ministro Teori Zavascki. O magistrado veio a óbito em um acidente aéreo, e o ministro Alexandre de Moraes, que ficou com o processo, retomou seu julgamento no plenário de 2018. Já faz quase oito anos que a questão está estagnada no Supremo, sendo reativada e interrompida logo depois.

Leia Mais

Supremo vai julgar mais de 250 investigados por atos golpistas

Ministra do STF lembra 100 dias do ato de vandalismo: “Dia da Infâmia”

Com os atuais ministros, três demonstraram ser favoráveis ao porte de alucinógenos para o consumo pessoal - Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes. Segundo um estudo realizado entre 2013 e 2015, 56% a 75% das prisões por tráfico de drogas, no país, ocorreram devido à apreensão de menos de 100 gramas de maconha ou 50 gramas de cocaína, o que intensificou a superlotação dos cárceres brasileiros. A realização do debate entre magistrados é histórica, tendo em vista o impacto que pode proporcionar no sistema penitenciário e na chamada guerra às drogas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES