Sabatina: André Mendonça defende casamento civil de pessoas do mesmo sexo

André Mendonça foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

André Mendonça | Edilson Rodrigues / Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-ministro da Justiça André Mendonça afirmou nesta quarta-feira (1º) em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado que defenderá o "direito constitucional do casamento civil das pessoas do mesmo sexo".

Mendonça foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é pastor licenciado da Igreja Presbiteriana do Brasil  e cabe ao Senado sabatinar o indicado e votar a indicação.

Ele reforçou que ataques contra a população LGBTQIA+ são "inconcebíveis" e configuram racismo. Mas mencionou que deve ser feita "ressalva" em "relação à liberdade religiosa".

 A pergunta sobre a situação LGBTQIA+ no Brasil, um dos países que mais registram violência de gênero, foi feita pela relatora da indicação na CCJ, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

Na resposta, Mendonça disse que não se pode admitir nenhum tipo de discriminação. Ele lembrou uma decisão do STF, de junho de 2019, que reconheceu a homofobia e a transfobia como crimes e os equiparou ao racismo.

"Eu defenderei o direito constitucional do casamento civil das pessoas do mesmo sexo", declarou Mendonça na sabatina.

Em outro ponto, ele afirmou  que a democracia no Brasil, ao contrário de outros países, não foi conquistada com "sangue derramado".

A fala desconsidera, por exemplo, mortes e tortura contra opositores do regime militar, que governou o Brasil antes de 1964 até a redemocratização, em 1985. Depois, diante da repercussão negativa, Mendonça disse que estava se referindo às revoluções liberais nos países europeus no século 19.

Mendonça deu a declaração sobre o país não ter tido "sangue derramado" ao ser questionado pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) sobre a opinião dele a respeito de falas antidemocráticas e de apologia ao AI-5 (ato mais repressivo da ditadura) do presidente Jair Bolsonaro e de apoiadores em manifestações de rua. Mendonça foi ministro da Justiça e advogado-geral da União do governo Bolsonaro.

"Eu disse na fala inicial: a democracia é uma conquista da humanidade. Para nós, não, mas, em muitos países, ela foi conquistada com sangue derramado e com vidas perdidas. Não há espaço para retrocesso. E o Supremo Tribunal Federal é o guardião desses direitos humanos e desses direitos fundamentais", respondeu Mendonça.


 Na sabatina realizada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, André Mendonça disse que se compromete com o Estado laico e afirmou que a laicidade “é neutralidade”.

Ele também defendeu a independência entre os Poderes e afirmou que o Judiciário deve atuar como agente pacificador dos conflitos sociais.

As liberdades de imprensa e de expressão são direitos fundamentais das pessoas, não podendo existir censura prévia ou restrições à atuação livre de jornalistas, afirmou André Mendonça na sabatina.

Respondendo questionamentos de internautas enviados por meio do Portal e-Cidadania, do Senado, sobre a posição dele a respeito de manifestações populares que discordem de decisões do Supremo, Mendonça declarou que “discordar é legítimo; desrespeitar, não”.

André Mendonça durante Sabatina (Edilson Rodrigues/Senado)

Compromisso com a democracia

Na sabatina, André Mendonça assumiu compromisso com a democracia, a defesa do Estado democrático de direito e a harmonia entre os Poderes. Para ele, o Poder Judiciário deve ser pacificador dos conflitos sociais e garantidor da legítima atuação dos demais Poderes sem ativismos ou interferências indevidas nesses.

“Respeitar as decisões e as ações, tanto do Poder Legislativo como do Poder Executivo, sempre que adotadas no exercício regular das suas atribuições e conforme a Constituição”. 

(Fonte Agência Senado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES