“Sacanagem”, diz Lula sobre privatização da Eletrobras

O presidente afirmou não pretender desestatizar empresas, como Petrobras e Correios

Lula critica projeto de privatização da Eletrobras | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última quinta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o projeto de privatização da Eletrobras de “sacanagem”. Em discurso, durante o lançamento das plenárias estaduais do Plano Plurianual Participativo (PPA), o comandante do Palácio do Planalto declarou que o governo possui 43% das ações da empresa, mas não detém o poder de decisão correspondente às escolhas da mesa diretória.

"A Eletrobras foi privatizada por R$ 36 milhões. Para o que o governo anterior queria o dinheiro? Para levar para o Tesouro para pagar juros da dívida externa. Hoje não temos estatal e estamos devendo muito. Veja a sacanagem. E tem gente preocupada com o que eu falo. O que eu falo é o que aconteceu: o governo tem 43% das ações da Eletrobras, mas, no conselho, só tem direito a um voto. Entramos na Justiça para que o governo tenha a quantidade de votos de acordo com a quantidade de ações", afirmou.

Leia Mais

No evento, o presidente disse ainda que, para o governo voltar a controlar a empresa por completo, terá que pagar além do valor das parcelas vendidas. "Segunda sacanagem é que, se o governo quiser comprar de volta a Eletrobras, tem que pagar três vezes a oferta feita pelo setor privado. É a sacanagem para tentar evitar que o governo seja responsável por cuidar da energia que o povo tanto precisa. Estamos vendo como vamos fazer", declarou.

Além disso, Lula reforçou que não promoverá a privatização de empresas estatais importantes para a população, como a Petrobras e os Correios, e voltou a criticar o salário da diretoria da Eletrobras.

"Os diretores aumentaram seus salários para R$ 360 mil. E o conselheiro, o governo não pode indicar nenhum porque o conselho é indicado numa chapa. Como o governo não participa da chapa, não pode participar. E eles querem que a gente fique quieto. Nós não vamos ficar quietos, nós vamos brigar muito por isso. Não vamos vender mais nada, nem a Petrobras. O Correio não será vendido", adicionou.

Lula faz revogaço e exclui Correios e outras de Programa de Privatização

União ingressa no STF com pedido para manter votos na Eletrobrás

Busca pelo voto proporcional

No último dia 05, o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, declarou ter protocolado uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) para “resguardar o direito proporcional de voto da União” na estatal.

Três dias depois da protocolização, no dia 08, a Eletrobras informou que tomou conhecimento do documento do ministro, por intermédio da publicação no site oficial da Advocacia-Geral da União (AGU), o qual questiona o teto de 10% do capital votante a qualquer acionista da companhia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES