PCCS vai beneficiar 7 mil rofissionais da saúde no Piauí

O plano foi elaborado junto com os sindicatos da área de saúde do Estado.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A deputada estadual e secretária de Saúde do Piauí, Lilian Martins, entregou ontem na Assembleia Legislativa a mensagem do Governo que cria o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos profissionais da saúde do Estado (PCCS).

A secretária estava acompanhada de representantes de várias categorias, e afirmou que a entrega é um momento histórico para os servidores da saúde do Piauí, e vai beneficiar cerca de 7 mil servidores.

?Hoje sem dúvida é um dia histórico e de muita importância para a saúde do nosso Estado, depois de um ano de muita luta, pois negociamos diversas vezes com os sindicatos até chegarmos ao entendimento. Então esse plano define a estrutura de carreiras de saúde do Estado, ratifica atribuições de servidores, e o mais importante, o ganho real em relação a salario, a vencimento dos profissionais?, explicou Lilian.

Ainda segundo ela, o plano foi elaborado junto com os sindicatos da área de saúde do Estado, e vai contribuir para maior valorização e motivação dos servidores da área.

?O plano foi uma construção foi um processo construtivo, que demorou, mas que foi importante porque chegamos a um resultado que foi bom pra todos, e nós ficamos muito felizes, todos tiveram condições de se manifestar, foi um processo extremamente democrático, e culminou com uma realização, o projeto ficou muito bom, que vai atender as nossas necessidades a curto prazo?, disse.

Lilian Martins também afirmou que o plano vai recuperar perdas que ao longo do tempo os profissionais da saúde tiveram.

?Nós tivemos muitas perdas, eu digo nós por que sou profissional da saúde. Pessoas que já passaram do tempo de se aposentar, agora terão a oportunidade. É um avanço importante, restrutura a carreira?, disse.

Servidores terão dois reajustes anuais até 2014

O representante do Sindicato dos Servidores de Saúde Pública do Estado do Piauí (Sindespi), Bartolomeu Gaspar, revelou que os servidores terão aumento salarial duas vezes por ano até 2014.

?Em 2012 serão 10% em maio e novembro. Em 2013 serão 10% em maio e 15% em novembro. Já em 2014 teremos 25% em maio e 30% em novembro. Estamos felizes com esse momento?, disse o sindicalista.

Elizabete Duarte, presidente do Sindespi, ressaltou que independente da qualificação, o profissional vai chegar ao topo da carreira. ?Esse plano é uma conquista ímpar para todos nós?, disse.

Segundo o presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piaui (Senatepi), João Sérgio Moura, os profissionais vão poder se aposentar em tempo hábil. ?A secretária manteve sua palavra e sua postura. Não é o ideal, mas é o melhor plano que já tivemos?, declarou.

O PCCS é dividido em três grupos, ocupacional de nível superior, nível médio e auxiliar. A lei não se aplica aos médicos, que são regidos por legislação estadual própria e aos demais profissionais de saúde que não desenvolvam atribuições diretamente ligadas a ações de saúde pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES