Sarney critica postura ofensiva de Hugo Chávez

Chávez acusou o presidente da Colômbia de “criminoso” e enviou tropas à fronteira da Venezuela

Chávez acusou o presidente da Colômbia de "criminoso" e enviou tropas à fronteira da Venezuela | Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Jos? Sarney (PMDB-AP) criticou a postura ofensiva do presidente da Venezuela, Hugo Ch?vez, na crise diplom?tica gerada pela morte de Ra?l Reys, l?der das For?as Armadas Revolucion?rias da Col?mbia (Farc), em opera??o do governo colombiano na fronteira com o Equador, na madrugada do ?ltimo s?bado (1?).

Ch?vez acusou o presidente da Col?mbia, ?lvaro Uribe, de "criminoso" e enviou tropas ? fronteira da Venezuela com aquele pa?s, sob a amea?a de deflagra??o de guerra.

Jos? Sarney destacou que h? tempos vem se manifestando sobre as provid?ncias tomadas pela Venezuela junto a pa?ses como a R?ssia, no sentido de se tornar uma pot?ncia militar na Am?rica do Sul.

- Quando Ch?vez tomou a decis?o de usar os recursos da Venezuela para tornar o pa?s uma pot?ncia militar, eu disse que seria um perigo. A sedu??o da for?a nunca leva a bons resultados - observou o parlamentar.

De acordo com Sarney, que citou informa?es divulgadas pela imprensa, Ch?vez investiu nos ?ltimos anos cerca de US$ 7,1 bilh?es em pistolas, radares de defesa a?rea, helic?pteros, ca?as, barcos, submarinos, muni??o etc. O presidente venezuelano tamb?m teria adquirido o direito de produ??o de diversas armas.

- Somos um continente pac?fico. Que necessidade tem um pa?s de armar-se dessa forma? Contra quem? ? uma amea?a ? estabilidade do nosso continente - disse ele.

O senador conclamou o governo brasileiro a assumir seu papel de pilar da defesa da paz na Am?rica do Sul.

- N?o temos essa tradi??o do apelo ?s armas para solucionar nossos conflitos. Temos que nos unir e dizer que n?o podemos admitir que esse tipo de sentimento exista no continente - frisou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES