Saúde e economia lideram preocupações do brasileiro no período eleitoral

Na esteira da crise do coronavírus, a saúde voltou a ser o assunto mais citado, com 22% das menções.

Lula e Bolsonaro disputam preferência do eleitorado | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Questões ligadas à saúde e à economia estão no topo das principais preocupações do brasileiro neste ano eleitoral, segundo pesquisa do Datafolha. Em levantamento do instituto feito entre a terça (22) e quarta-feira (23), os entrevistados foram questionados sobre qual é o maior problema do país atualmente.

Na esteira da crise do coronavírus, a saúde voltou a ser o assunto mais citado, com 22% das menções. O tema, que tem ficado no topo da lista desde 2019, tinha sido mencionado por 26% em dezembro passado. As respostas são colhidas espontaneamente nesse questionamento (sem que opções sejam apresentadas ao entrevistado). 

No item saúde, também estão englobados termos próximos, como "Covid" e "pandemia". Esta rodada da pesquisa também confirma a consolidação de temas econômicos no alto do ranking. A economia em si, item que também abarca menções à situação dos combustíveis, foi citada como maior preocupação para 15%, seguida por desemprego (12%) e inflação (10%). Na pesquisa feita no fim de 2019, a inflação nem sequer havia pontuado.

Lula e Bolsonaro disputam a vaga de presidente da república. Crédito: Divulgação.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O Datafolha ouviu nesta rodada 2.556 pessoas em 181 municípios de todo o país. Entre outros temas, também há destaque para a questão da educação, mencionada por 9% dos entrevistados. Ainda na seara econômica, há na lista 6% de citações ao problema da fome/miséria. Não souberam responder 5%.

Eleitores do ex-presidente Lula (PT), que lidera a pesquisa de intenção de votos à Presidência, demonstram ser mais preocupados com questões econômicas. O trio economia/desemprego/inflação foi listado como uma das maiores preocupações por 42% nesse segmento, ante 37% da população em geral. O petista, em entrevistas e eventos da pré-campanha, tem reiterado críticas à alta dos combustíveis e prometido descolar os preços do país do mercado internacional.

A crise inflacionária foi simbolizada por um reajuste de 18,8% no preço da gasolina anunciado no último dia 10. Nos últimos 12 meses, a alta acumulada do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo acumulado) é de 10,54%. Já são mais de seis meses com o índice nesse patamar. Entre os jovens de 16 a 24 anos, a menção à economia chega a 20%. A preocupação com a inflação atinge 14% entre quem tem escolaridade fundamental.

A questão da corrupção, citada por 5% dos entrevistados, sobe para 10% ao se levar em conta apenas os eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL). No auge da Operação Lava Jato, o assunto chegou a liderar o ranking. A violência/segurança foi mencionada agora por 3%. As respostas espontâneas dos entrevistados incluem ainda itens como o salário (1%), o Supremo Tribunal Federal (1%) e o presidente Bolsonaro (1%).

Imagem do país

O Datafolha também questionou os eleitores nesta rodada sobre a imagem que o Brasil passa para o resto do mundo no atual governo. Disseram que ela piorou desde o início da gestão Bolsonaro 52% dos entrevistados. Para 24% a imagem do país ficou igual, e 23% entendem que ela melhorou. Não soube responder 1%.

Ao longo do mandato, o presidente se indispôs com líderes mundiais e enfrentou isolamento nos debates internacionais. Bolsonaro, por exemplo, fez críticas aos presidentes da Argentina, Alberto Fernández, e dos Estados Unidos, Joe Biden, quando os dois ainda eram apenas candidatos. Também ofendeu a mulher do francês Emmanuel Macron e criticou a alemã Angela Merkel.

O ex-chanceler Ernesto Araújo, que chegou a dizer que não se importaria se o Brasil fosse um pária, foi demitido em 2021 sob pressão de aliados do presidente e do Congresso. Ele foi um dos representantes na formação do governo da chamada "ala ideológica", indicado pelo escritor Olavo de Carvalho, guru do bolsonarismo e que morreu neste ano.

Mais recentemente, Bolsonaro despertou controvérsia ao se aproximar do russo Vladimir Putin em plena tensão pré-guerra da Ucrânia, e foi criticado pelos Estados Unidos. Um dos principais focos de desgaste da imagem do Brasil internacionalmente é a questão ambiental. Bolsonaro já chegou a atribuir as queimadas na Amazônia à ação de ONGs e falou em assembleia das Nações Unidas que o país era vítima de uma "campanha escorada em interesses escusos que se unem a associações brasileiras, aproveitadoras".

Na COP-26, conferência sobre o clima promovida em 2021, o presidente participou apenas com um vídeo gravado de 30 segundos, e a tentativa do Brasil de assumir compromissos foi vista com desconfiança. O levantamento do Datafolha mostra que os mais ricos e mais escolarizados estão mais pessimistas com a imagem do Brasil. Entre os entrevistados com ensino superior, a porcentagem que vê piora sob Bolsonaro passa para 58%. Já entre quem tem renda familiar mensal superior a dez salários mínimos, a taxa fica em 56%.

No segmento que computa apenas eleitores do ex-presidente Lula, o índice negativo vai a 76%. Entre os segmentos mais favoráveis ao presidente, estão os eleitores com 60 anos ou mais (onde 28% entendem que a imagem do país melhorou) e os evangélicos (33% veem melhora).

Com informações da Folhapress



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES