Secretário de Segurança defende integração e criação de plano no Piauí

Secretário de Segurança, coronel Rubens, participou de audiência pública.

Secretário de Segurança | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Discutir medidas para melhoria da segurança pública de Teresina foi a pauta de audiência pública realizada nesta segunda-feira, 6, na Câmara Municipal de Teresina, proposta pelos vereadores Fernanda Gomes , Capitão Roberval Queiroz, Ismael Silva e Venâncio Cardoso.

O secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira da Silva, participou da audiência e explicou que o Brasil vive uma realidade preocupante e Teresina está inserida nessa realidade e disse que dados do último anuário de segurança apontam a crescente violência dos centros urbanos.

Segundo o secretário, a realidade no Brasil são de organizações e facções que ameaçam a segurança pública e disse que os estados respondem por 83% dos gastos com segurança e defendeu a integração de todos os entes no combate à violência. "Precisamos inserir os municípios na discussão da segurança pública. Temos hoje no Brasil o Sistema Único de Segurança Pública, em que os entes federados têm suas atribuições e responsabilidades", explica o secretário, enfatizando que há necessidade de que cada município tenha o Conselho Municipal de Segurança Pública e o Fundo Municipal de Segurança Pública criados por lei.

Coronel Rubens, secretário de Segurança do PiauíPlano de segurança

O coronel Rubens defendeu que os 224 municípios do Piauí tenham plano municipal de segurança e declarou ainda que o Ministério da Justiça lançou cartilha que orienta como os municípios podem captar recursos para o Sistema Único de Segurança para que essas cidades tenham, por exemplo, uma das ações que já temos no Estado, que é o centro Integrado de Videomonitoramento, o sistema de televigilância.

O secretário destacou que a questão da segurança é algo complexo e defendeu o trabalho de prevenção primária com a juventude.

Na audiência pública, o secretário informou sobre as operações feitas em parceria com Polícia Civil e Ministério Público do Maranhão, em que foram presos 11 líderes de facções criminosas na última semana e disse que o Piauí tem 5 mil presos e além disso tem ainda mais 5 mil mandados para serem executados. "Estamos fazendo parceria com a Secretaria de Justiça para não estrangular o sistema prisional", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES