Sem decisão do STF, Câmara busca votar marco temporal e MP dos ministérios

Marco temporal e alterações em ministérios são projetos que dividem opiniões entre congressistas

Lira busca aprovar dois projetos já na próxima semana | Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na próxima semana, a Câmara dos Deputados pode levar à plenária de votação o marco temporal de demarcação de terras indígenas (PL 490/07) e a medida provisória que trata sobre a estrutura governamental de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O documento oficial acerca da possível votação ainda não foi divulgado, mas o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), já relatou publicamente que a análise da demarcação de terras indígenas deve ocorrer logo na próxima terça-feira (30/05).

Com o placar marcado em 324 votos a favor e 131 contra, a Câmara sancionou o protocolo de urgência para o projeto do marco temporal, o qual estabelece que somente serão reconhecidas e demarcadas, como território indígena, as terras tradicionalmente ocupadas por esses povos em 05 de outubro de 1988, data em que a Constituição vigente foi promulgada. Os espaços ocupados depois da data não serão considerados, constitucionalmente, pertencentes àqueles povos que os utilizaram para garantir a sobrevivência da comunidade.

Leia Mais

O relator dessa proposta, que viola os direitos inalienáveis dos indígenas, é o deputado de centro-direita Arthur Oliveira Maia (União Brasil-BA), o qual defendeu a aprovação do texto. Porém, uma nova versão pode ser elaborada e negociada entre líderes partidários, a fim de que haja maiores adeptos ao projeto.

“É inaceitável que ainda prevaleça a insegurança jurídica e que pessoas de má-fé se utilizem de autodeclarações como indígena para tomar de maneira espúria a propriedade alheia, constituída na forma da lei, de boa-fé e de acordo com o que estabelece a Constituição brasileira”, alegou o relator.

Novas regras fiscais devem ser aprovadas neste semestre, garante Pacheco

Câmara aprova urgência para projeto que viola os direitos indígenas

Na Câmara, Arthur Lira vê 'evolução' para aprovação de arcabouço

A aprovação para enquadrar o documento como regime de urgência foi sancionada sob protestos de congressistas dos partidos Psol, Rede Sustentabilidade, PT, PCdoB e PV. A deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) afirmou que a Câmara não poderia analisar a pauta antes da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a questão.

“O PL 490/07 quer transformar em lei a tese do marco temporal, que está prestes a ser julgada no STF. E ainda há 14 projetos de lei de retrocesso apensados a ele, abrindo os territórios dos povos indígenas de isolamento voluntário”, criticou.

O julgamento da Corte sobre o marco temporal está agendado para o dia 07 de junho, oito dias depois de Arthur Lira tentar levar a proposta à plenária. Os ministros vão decidir se a promulgação da Constituição Federal deve (ou não) ser adotada como parâmetro definidor da validação da ocupação tradicional da terra pelos povos originários. O relator da ação, ministro Edson Fachin, já registrou seu voto contra a tese do marco temporal.

Estrutura do governo

Outra medida, que poderá ser votada na próxima semana, é a MP 1.154/2023, a qual define a estrutura dos ministérios que formam o governo Lula. A proposta precisa ser sancionada tanto pela Câmara como pelo Senado até a próxima quinta-feira (01/06) ou, então, perderá a validade.

Na última quarta-feira (24), a comissão parlamentar mista aprovou o parecer do relator da MP, deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), que modificou, sobretudo, a estrutura dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas.

Pelo documento ratificado na comissão, o Ministério da Justiça e Segurança Pública - comandado por Flávio Dino - voltará a responder pelo reconhecimento e pelo delineamento de terras indígenas, retirando essas atribuições do Ministério dos Povos Indígenas.

Enquanto isso, o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas - chefiado por Marina Silva - deixará de ser responsável pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR), que passará a ser atributo do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; além de perder também a pasta com os sistemas de saneamento básico, resíduos sólidos e recursos hídricos, que serão direcionados ao Ministério das Cidades.

Isnaldo Bulhões avaliou que as alterações no Ministério do Meio Ambiente são importantes para promover a eficiência da gestão pública.

“Considerando que tal cadastro, de forma simples, é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, materialmente, entendemos oportuno e relevante que tal competência seja exercida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos”, observou.

As mudanças nos ministérios não agradaram governistas, que já afirmaram sua possível ida ao STF para manifestar contra a alterações. Em audiência na Câmara dos Deputados, Marina Silva defendeu que o Plenário recuse as sugestões de mudanças no texto original da MP.

Para ela, se o Congresso retomar a estrutura do governo passado, estará sinalizando, de forma negativa, para o mundo e serão fechadas as janelas de oportunidades para a transição de um país sustentável, inclusive podendo prejudicar tratados comerciais entre Mercosul e União Europeia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES