Sem respeito ao isolamento, tendência é por medidas mais rígidas

Em transmissão ao vivo, Firmino entrevistou a médica Marina Bucar, que reafirmou que o isolamento é a única opção

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em transmissão ao vivo realizada na tarde deste domingo, 05 de abril, o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) indicou que vivemos uma crise da informação. Em tempos de Covid-19, parte da população teresinense segue saindo às ruas sem motivação aparente, colocando em risco a sua vida e a de outras pessoas. Neste âmbito, Firmino conversou a médica, especialista em medicina interna, Marina Bucar Barjud, que trabalha em Madrid na Espanha (segundo país em número de mortos no mundo). Na ocasião, a profissional de saúde validou o isolamento social e citou que seguindo o exemplo espanhol, caso não haja o respeito às medidas, a tendência é que elas fiquem ainda mais rígidas. 

“Estamos fazendo uma live com um objetivo bem específico, vivemos uma crise sanitária, mas também uma econômica, mas existe também uma crise de comunicação, as mídias sociais estão muito abundantes e muitas informações são rapidamente produzidas, comunicadas, a gente precisa ter segurança daquilo que estamos utilizando para dar suporte às nossas decisões. Todos nós vivemos uma espécie de ilha informacional. Temos desenvolvido entrevistas com vários médicos, e eles têm trazido informações, análises, não é o prefeito falando, o economista falando e sim os médicos”, destacou o prefeito Firmino Filho.

Na transmissão, a médica Marina Bucar que tem experiência no tratamento de pacientes com a Covid-19 no país europeu sintetizou que o isolamento social é a única estratégia contra a expansão do vírus, e que o argumento do isolamento vertical é ignorante, e tal método é impossível. “A gente sabe que a maioria dos casos vão ser assintomáticos ou leves, e 20% vão ter sintomas graves e tendo em vista que o contágio é grande. Nenhuma cidade do mundo está preparada para atender esta demanda, o que podemos fazer é evitar e agora estamos sofrendo as consequências. Estamos com um mês e mais 15 dias. Agora que o isolamento está sendo mais restrito, estamos tendo menos casos no hospital. Eu acho que é ignorância é audaciosa, realmente isto seria muito bonito no mundo ideal, isso seria impossível, e o isolamento vertical, mesmo no mundo ideal, uma vez que o vírus está instalado é impossível fazer isso”, frisou.

O médico Marcelo Martins auxiliou o prefeito Firmino Filho na transmissão ao vivo e reiterou que ‘não existe isolamento vertical, quando se têm transmissão comunitária’. 

“Teresina têm aproximadamente 200 leitos de UTI só e na imensa maioria das nossas enfermarias não conseguimos fazer leito de alto fluxo e isso reforça ainda mais a necessidade de isolamento aqui em Teresina. O argumento do isolamento vertical é absurdo.  Meu apelo pelo isolamento social, é que as pessoas entendam que o comportamento irresponsável delas podem matar outras pessoas”, afirmou.

A médica Marina Bucar complementou sinalizando que as medidas na Espanha foram ficando cada dia mais rígidas e que caso as pessoas não adotem as medidas de isolamento, ele vai perdurar por mais tempo ainda. “Saibam que se não fizer um isolamento bem feito vai durar seis meses, um ano. Todo mundo vai perder, é muito triste que aconteça essas coisas e as pessoas não se unam”, apontou.

A profissional de saúde reiterou as multas que estão sendo aplicadas no país, e que não se existe a permissão sequer para sair de casa sem algum motivo concreto. 

"Primeiro o isolamento é inquestionável. Obviamente todo mundo pensa na economia, no começo todos estávamos muito preocupados, mas agora chegou a um ponto que todo mundo conhece alguém que faleceu ou ficou em estado grave e elas mesmo estão com medo de sair. O impacto econômico com gastos sanitários é maior do que o provocado pelo isolamento", finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES