Semec adapta escolas em Teresina para retomada gradual; detalhes

Semec trabalha com as adequações necessárias tanto no que se refere a estrutura física, equipamentos, mobiliários.

Nouga Cardoso | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A elaboração do Plano de Retomada de Aulas, observando todos os protocolos higienicossanitários necessários, tem sido uma prioridades no planejamento e elaboração do Plano de Retomada de Aulas na rede municipal. No entanto, até o momento, permanecem as aulas remotas da unidades de ensino de Teresina.

Segundo o secretário da Educação de Teresina, Nouga Cardoso, o plano previamente elaborado prevê um retorno híbrido, no entanto, será replanejado, a partir das medidas tomadas pelos órgãos sanitários. "O nosso objetivo é assegurar um retorno das aulas seguro e mais efetivo", disse.

O secretário informa que as escolas são adaptadas para o retorno às aulas. "Caso aconteça esse retorno, foi pensado um retorno de forma híbrida, com grupos de alunos pre-definidos e em dias diferentes", afirma Nouga, enfatizando que aliado a esse trabalho, a Semec trabalha com as adequações necessárias tanto no que se refere a estrutura física, equipamentos, mobiliários e principalmente na melhoria da conectivadade das unidades de ensino.

"Sabemos que as crianças e adolescentes de maior vunerabilidade são os mais afetados nesse período pandêmico e possuem  maior dificuldades de acesso às atividades remotas, declara, afirmando que nesse sentido, a Secretaria Municipal em parceria com as Unidades de Ensino, executa ações com uma visão de resolução de desigualdades dando atenção a esses alunos, fazendo busca ativa aos alunos sem matrícula 2021, orientações acerca dos alunos com baixa ou nenhuma participação na plataforma, parceria com Conselho Tutelar, MP, Associações, mobilização junto a comunidade escolar(pais ou responsáveis e também a execução do Projeto "A Escola tá ON", que visa atender aos alunos com dificuldades de aprendizagem e com maiores ou nenhum acesso as aulas remotas.

De acordo com o secretário, a Semec está promovendo um amplo processo de comunicação e mobilização  com todos segmentos envolvidos.

Plano de retomada de aulas será replanejado para um retorno seguro

Educação municipal de tempo integral

Em Tempo Integral, a educação municipal de Teresina tem 22 escolas de Ensino Fundamental, com atendimento de 9.164 alunos e 12 Centros Municipais de Educação Infantil, atendendo 1.207 alunos.

Neste ano, Nouga Cardoso diz que a Semec vai entregar seis Centros Municipais de Educação Infantil que contemplam todas as zonas, com oferta de vagas para creche e pré-escola. Do total desses centors, dois são integrais. 

"Temos interesse em ampliar o atendimento em tempo integral e oferecer uma Educação integral. Estamos trabalhando nisto, realizando estudos e realizando parcerias para fazê-lo", comenta. 

O secretário diz ainda que a Semec mantém diversas parcerias são firmadas e ações são executadas pensando neste período remoto e para retorno de aulas presenciais. "Temos parcerias com Sebrae, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, IAS, Águas de Teresina, Seduc e UNDIME", diz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES