SEMP vai fomentar produção e escoamento da agricultura e pecuária de THE

Coronel Edvaldo Marques destaca planejamento e atribuições da Secretaria de Produção Agropecuária.

Coronel Edvaldo Marques | Rafael Sérgio / Semcom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fomentar o trabalho dos pequenos e médios produtores rurais, fazer zoneamento agropecuário de Teresina, cadastro, cruzamento de informações, georreferenciamento das áreas de produção e criação são apenas algumas das atribuições da Secretaria Municipal de Produção Agropecuária (SEMP), comandada pelo secretário Coronel Edvaldo Marques.

A meta é trabalhar toda cadeia produtiva até a comercialização. A SEMP vai atuar para promover o escoamento  da produção aos locais de comercialização. "Vamos estabelecer parcerias com o SAAD Rural, Eturb para melhorar o tráfego das áreas rurais", cita o secretário, que tem em seu cronograma a construção de galpões em cada zona para realização de feiras. "Vamos trabalhar ao máximo para que a nossa moeda circule na cidade", disse.

O secretário Coronel Edvaldo Marques afirma que o momento é de constituição da equipe técnica, CNPJ e toda parte burocrática. "Todo orçamento necessário será movimentado pela Secretaria de Planejamento", diz o coronel Edvaldo Marques e num primeiro momento será feito diagnóstico e levantamento da área rural da capital.

A atuação da SEMP será essencialmente na área essencialmente rural, mas também há as hortas em áreas urbanas. A secretaria foi criada com a proposta de fomentar os pequenos e médios produtores rurais, promover negociações, acordos intermunicipais e celebrar convênios.

Coronel Edvaldo Marques desenvolve as primeiras ações na SEMP (Foto: Rafael Sérgio/SEMCOM)

Programas para captação de recursos

Entre outras atribuições estão ações do sistema produtivo, inclusão produtiva, elaboração de projetos e programas destinados à captação do crédito rural.

Coronel Edvaldo tem boas perspectivas para a nova secretaria que tem como diretriz elaborar estratégias para o desenvolvimento agrícola do município. "Vamos proporcionar cursos de extensão direcionados aos agricultores e pecuaristas, garantir mais eficiência na negociação dos produtos", explica o coronel Edvaldo, enfatizando que fará projetos e convênios para aquisição de patrulha agrícola mecanizada. "Teremos uma relação muito forte com o Ministério da Agricultura", disse.

O secretário destaca o apoio do prefeito Dr. Pessoa para as atividades dessa nova secretaria, que vai otimizar a produção da zona rural de Teresina. "Iremos elaborar projetos para o aporte de recursos federais, faremos seminários para trabalhar com sustentabilidade", disse o coronel Edvaldo Marques.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES