Senado analisa as novas regras fiscais a partir da próxima quarta (31)

O projeto visa estabelecer medidas, regras e parâmetros para a condução da política fiscal no Brasil, buscando controlar os gastos e receitas do Estado

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Senado Federal iniciará nesta semana a análise do projeto de lei complementar do novo arcabouço fiscal (PLP 93/2023), aprovado pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira (24). O projeto visa estabelecer medidas, regras e parâmetros para a condução da política fiscal no Brasil, buscando controlar os gastos e receitas do Estado. Seus objetivos são garantir a credibilidade e previsibilidade para a economia brasileira, bem como o financiamento de serviços públicos como saúde, educação e segurança.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), espera enviar o projeto de lei complementar para sanção presidencial em junho.

A votação do projeto do novo arcabouço fiscal poderá ocorrer diretamente no plenário do Senado, mas a tramitação ainda está em discussão com os líderes partidários. Alguns parlamentares sugerem que a matéria seja debatida em comissões legislativas antes de ser votada no plenário. Sugestões incluem a análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) ou da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), ambas do Senado.

Leia Mais

Além disso, o Senado precisa concluir a análise da Medida Provisória 1.154/2023 até quinta-feira (1º) sobre a reestruturação dos ministérios estabelecida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro de 2023. A medida provisória perderá a validade em breve.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, responsável por investigar a invasão dos prédios dos três Poderes da República e a depredação do patrimônio público, realizará uma reunião na próxima quinta-feira para discutir o plano de trabalho proposto pela relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA). A CPMI foi instalada na última quinta-feira (25), e o cronograma de reuniões ainda pode ser ajustado devido à complexidade do assunto.

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) promoverá uma audiência pública interativa na segunda-feira (29) para discutir a igualdade salarial entre homens e mulheres, como parte dos debates para orientar a criação de um Estatuto do Trabalho. Representantes de sindicatos, auditores fiscais do Trabalho, organizações de mulheres, governo e entidades patronais foram convidados para participar. A audiência será interativa, permitindo que os cidadãos enviem perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado Federal ou pelo Portal e-Cidadania.

O Senado lançará o Grupo Parlamentar de Relacionamento com o Brics na terça-feira (30), formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O grupo tem como objetivo promover o intercâmbio com parlamentos dos países membros do bloco e acompanhar a tramitação de matérias de interesse do Brics. A criação do grupo foi aprovada pelo plenário do Senado e o projeto agora aguarda promulgação.

LEIA MAIS NO MEIONORTE.COM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES