Senado e Câmara já demitiram 189 parentes

A maioria dos parentes exonerados era ligada a parlamentares

Senado e Câmara já demitiram 189 parentes | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Passados dois meses da decis?o do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir o nepotismo (contrata??o de parentes) nos tr?s Poderes, a C?mara e o Senado demitiram 189 familiares de parlamentares e de servidores que t?m cargos de chefia no Congresso.

A maioria dos parentes exonerados era ligada a parlamentares - dos 102 demitidos na C?mara, 87 eram familiares de deputados. J? no Senado, dos 87 demitidos, 46 eram parentes at? terceiro grau de senadores.

Para averiguar os casos de nepotismo, a dire??o da C?mara mandou fazer um rastreamento na folha de pagamento de pessoal. At? agora, foram verificados os casos de 102 parentes de deputados que est?o no exerc?cio do mandato e de familiares de servidores que ocupam fun?es de chefia.

Mas parentes de ex-deputados, que perderam o mandato ou morreram, n?o foram exonerados de seus cargos. Tamb?m n?o foram atingidos pela decis?o do Supremo os assessores que ocupam cargos em comiss?o na C?mara e s?o parentes de pol?ticos, que n?o t?m mandato.

Al?m da contrata??o direta de parentes, os parlamentares tamb?m faziam o chamado nepotismo cruzado, em que um emprega em seu gabinete o parente de outro, e vice-versa.

Na C?mara foram detectados, pelo menos, dois casos desse tipo: Alexandre Santos (PMDB-RJ) contratou Edna da Cunha de Castro, irm? do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que empregava Priscila Alencar dos Santos, filha de Santos.

A s?mula do Supremo publicada no dia 29 de agosto pro?be a contrata??o de parentes at? terceiro grau. Na semana passada, o Minist?rio P?blico Federal no Distrito Federal decidiu fiscalizar o cumprimento da s?mula do Supremo. Foi aberto um inqu?rito civil p?blico para acompanhar as a?es contra o nepotismo nos tr?s Poderes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES