Exclusivo Senador bolsonarista pede suspensão de ato sobre ilícitos nas redes sociais

Eduardo Girão quer suspender a Portaria que estabelece medidas administrativas para prevenção à disseminação de conteúdos flagrantemente ilícitos, prejudiciais ou danosos por plataformas de redes sociais.

Eduardo Girão pauta a suspensão da Portaria | Waldemir Barreto/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Eduardo Girão, do partido NOVO do estado do Ceará, apresentou um Projeto de Decreto Legislativo no Senado Federal com o objetivo de suspender os efeitos da Portaria n° 351, de 12 de abril de 2023, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Essa portaria estabelece medidas administrativas para prevenção à disseminação de conteúdos flagrantemente ilícitos, prejudiciais ou danosos por plataformas de redes sociais.

Na justificativa do projeto, o senador argumenta que os conceitos utilizados na referida portaria são vagos e abstratos, não havendo clareza sobre sua concepção e como serão enfrentados no âmbito das políticas públicas. Ele ressalta que, embora seja importante combater a disseminação de conteúdos prejudiciais na internet, o remédio não pode ser pior que a doença, ou seja, não é razoável violar os preceitos normativos da Constituição Federal, especialmente no que se refere à liberdade de pensamento, manifestação e expressão, que são direitos fundamentais do indivíduo.

Leia Mais

O senador também destaca que a Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura o direito à liberdade de opinião e expressão, inclusive o direito de receber e difundir informações e ideias por qualquer meio de expressão, sem consideração de fronteiras. Portanto, ele argumenta que é perigoso permitir um controle subjetivo por parte de um órgão de governo, em vez de um órgão de Estado, sobre o que pode ser considerado um conteúdo inadequado para veiculação nas redes sociais.

Girão enfatiza que a democracia depende da coexistência de opiniões e interpretações diversas, inclusive sobre o que pode ser considerado conteúdo inadequado, e que a livre discussão e participação política estão interligadas com a liberdade de expressão. Ele ressalta que é inconstitucional qualquer dispositivo legal que busque controlar ou aniquilar o pensamento crítico, indispensável ao regime democrático, e que a liberdade de expressão não se destina apenas a proteger opiniões supostamente verdadeiras, mas também opiniões, crenças, juízos de valor e críticas a agentes públicos.

Violência nas escolas: 225 pessoas foram presas e 756 perfis derrubados

Flávio Dino autoriza Força Nacional para auxiliar PF na terra Yanomami

Flávio Dino autoriza prorrogação da Força Nacional no Rio Grande do Norte

O projeto apresentado pelo senador Girão ainda será analisado pelas comissões pertinentes do Senado Federal e, caso seja aprovado, poderá resultar na suspensão da Portaria n° 351/2023 do Ministério da Justiça e Segurança Pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES