Senador João Vicente Claudino defende fim das taxas abusivas de cartórios em todo País

Senador João Vicente Claudino pediu a colaboração dos demais parlamentares para a MP

Senador João Vicente Claudino defende fim das taxas abusivas de cartórios em todo País | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi encaminhada ao Senado Federal a Medida Provis?ria n? 442, de 2008, que visa acabar com a exig?ncia, dos consumidores brasileiros, do registro em cart?rio dos contratos de financiamento de ve?culos. O assunto foi levado ao plen?rio da Casa pelo senador Jo?o Vicente Claudino, que pediu a colabora??o dos demais parlamentares para que a MP seja aprovada.

Desde 2002, o Novo C?digo Civil brasileiro, em seu artigo n? 1.361, ? 1?, declarou desnecess?rio o registro de contratos de aliena??o fiduci?ria de ve?culos nos cart?rios. Jo?o Vicente explicou, durante sua fala, que o cidad?o que hoje compra um ve?culo por meio de alguma forma de financiamento (como ocorre em 80% das vendas) precisa se dirigir apenas ao DETRAN, onde far? a transfer?ncia da propriedade e verificar? ventuais ?nus e restri?es.

Nesse processo, a participa??o dos cart?rios limita-se, somente, ao reconhecimento das firmas respectivas.?Opondo-se ? lei e contrariados com a perda de receitas advindas da mudan?a, os cart?rios firmaram conv?nios, portarias e outros atos administrativos para obrigar os consumidores a registrarem os respectivos contratos?, relatou o senador, considerando um absurdo as desvantagens que, nesse caso, atingem o consumidor. ?H? cart?rios que cobram valores vari?veis, com base no pre?o do carro, podendo ultrapassar R$ 1.000,00 por registro?, completou.

Diante disso, declarou o senador, ?apresentei nesta Casa a Proposta de Fiscaliza??o e Controle n? 1, de 2008, que teve como Relator o Senador Arthur Virg?lio, que apresentou seu relat?rio pela aprova??o da Proposta e o Senador Adelmir Santana. A Proposta foi aprovada por unanimidade pela Comiss?o de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscaliza??o e Controle, para que fiscalize esses conv?nios e essas portarias e acabe de uma vez por todas com essa cobran?a infundada e desnecess?ria?

Segundo JVC, os cart?rios tentaram recorrer, sem sucesso, ao Supremo Tribunal Federal, e em seguida ao STJ, que n?o cedeu ? argumenta??o de que os registros diretamente nos DETRANs n?o eram seguros. ?Se o nosso C?digo Brasileiro de Tr?nsito n?o exige o pr?vio registro cartorial do contrato para a expedi??o de Certificado de Registro de Ve?cuo, n?o ? justo que o cidad?o brasileiro, j? penalizado por impostos e elevadas taxas de juros seja obrigado a pagar por algo tendo uma vasta legisla??o e decis?es judiciais que o protegem?, pontuou o parlamentar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES