Exclusivo Senador propõe regulação da profissão multimídia; saiba quem pode exercer!

A regulamentação da profissão de Multimídia traria benefícios como a formalização e valorização dos profissionais já atuantes na área.

Proposta é do senador Otto Alencar | Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Otto Alencar (PSD-BA) apresentou nesta terça-feira, 30 de maio, um projeto de lei que visa estabelecer as diretrizes para o exercício da profissão de Multimídia. Segundo o projeto, o profissional multimídia seria aquele capacitado para realizar atividades relacionadas à criação, produção, captação, edição, planejamento, gestão, organização, programação, publicação, disseminação e distribuição de conteúdos audiovisuais, textuais e interativos em diferentes mídias eletrônicas e digitais de comunicação e entretenimento.

As atribuições básicas do profissional multimídia, de acordo com o projeto, englobariam a criação de portais, sites, redes sociais, interfaces interativas, publicações digitais, animações 2D e 3D, jogos eletrônicos, soluções visuais ou audiovisuais, estruturas de navegação em mídias digitais, aplicativos e outras aplicações multimídias de soluções de comunicação utilizando meios eletrônicos e digitais. Além disso, o profissional seria responsável pelo desenvolvimento e criação de conteúdos, suporte ao desenvolvimento de recursos audiovisuais, planejamento e gestão de recursos, produção e direção de conteúdos audiovisuais, entre outras atividades relacionadas.

Leia Mais

De acordo com o projeto de lei, a profissão de Multimídia poderia ser exercida por indivíduos diplomados em cursos de graduação, pós-graduação ou de nível médio de educação técnica ou profissionalizante de Multimídia e áreas afins da Comunicação Social, desde que ministrados por instituição regular de ensino. Além disso, profissionais com experiência mínima comprovada de um ano em atividades correlatas também poderiam exercer a profissão, mediante atestado de capacitação expedido por sindicatos representativos da categoria profissional ou econômica, ou por instituições e empresas autorizadas.

O projeto de lei estabelece que os profissionais multimídia poderão atuar a serviço de empresas e instituições públicas ou privadas, incluindo provedores de aplicações de internet, produtoras de conteúdo e jogos, emissoras de radiodifusão, agências de publicidade e outros segmentos relacionados às atividades descritas.

A justificativa apresentada pelo senador destaca o avanço da tecnologia e a necessidade de adaptar-se às mudanças no mercado de trabalho. Com o surgimento de novas mídias e inovações tecnológicas, torna-se fundamental reconhecer e regulamentar a profissão de Multimídia, que engloba atividades multifuncionais e requer profissionais qualificados e versáteis.

O projeto também ressalta a importância de atualizar o ensino acadêmico para atender às demandas desse mercado em constante transformação. A regulamentação da profissão de Multimídia traria benefícios como a formalização e valorização dos profissionais já atuantes na área, o incentivo à expansão de cursos relacionados e a criação de oportunidades para jovens interessados nesse campo promissor.

Com a proposta em andamento no Congresso Nacional, espera-se que o reconhecimento legal da profissão de Multimídia traga mais clareza e segurança para os profissionais desse setor, impulsionando o desenvolvimento e a inovação no campo das mídias eletrônicas e digitais de comunicação e entretenimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES