Piauí dá exemplo ao condenar por feminicídio, afirma Regina Sousa

A lei foi aprovada em março deste ano e é uma luta das mulheres

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O julgamento e a condenação do primeiro caso de feminicídio no Estado irá colocar o Piauí como referência na aplicabilidade e efetividade da Lei do Feminicídio, que transforma em hediondos crimes contra a mulher pelo fato dela ser mulher. A opinião é da senadora Regina Sousa(PT-PI) que lembra que a lei aprovada em março deste ano é uma luta das mulheres e que querem celeridade no julgamento de crimes contra a mulher.

A senadora Regina Sousa diz que é luta das mulheres a efetividade da lei, que estabelece penas mais duras para quem mata mulher, seja de qual idade. “ Quando um caso é julgado com rapidez e aplica essa lei, as pessoas passam a acreditar mais. Essa lei precisa ser efetivada e as mulheres estão na luta por isso.”

Regina Sousa destaca que o Piauí dá exemplo ao julgar e condenar o primeiro caso e que o mesmo será referência para o Brasil, possibilitando criar a cultura de cumprimento da lei.  “ Mulher não é objeto de ninguém para ser usada, agredida assassinada.”  Para a parlamentar, a condenação do réu vai dá mais ânimo às pessoas para procurar o apoio da Justiça na aplicabilidade da lei e também para os movimentos de mulheres agirem.

 

Edemir Francisco da Silva Batista foi condenado a 63 anos e seis meses de prisão por matar uma criança de três anos em junho deste ano, no município de Monsenhor Gil, a 56 km de Teresina. A menor era sobrinha dele e o crime foi cometido na frente de duas menores. Ele foi julgado e condenado por dez crimes, dentre eles cárceres privados, ameaças, lesões corporais e homicídio triplicamente qualificado. Ele foi preso um dia após o crime e fugiu da Casa de Custódia em outubro.

A sentença foi proferida no último dia 19 pelo juiz Carlos Alberto Bezerra Chagas e o Ministério Público foi representado pela promotora Rita de Cássia de Carvalho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES