Sergio Moro está disposto a renunciar e ir embora do Brasil, diz colunista

O senador tem procurado amigos e aliados que residem nos Estados Unidos em busca de oportunidades de emprego

Senador Sergio Moro | Roque de Sá/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sergio Moro (União Brasil) está considerando a possibilidade de renunciar ao seu mandato como senador. Existe a especulação de que o parlamentar esteja antecipando uma possível cassação de seu mandato, nos moldes de seu aliado Deltan Dallagnol. A idéia é que Moro se posicione como um perseguido político no Brasil. Segundo o colunista Daniel Cesar, do Último Segundo, o ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PL) tem procurado amigos e aliados que residem nos Estados Unidos em busca de oportunidades de emprego, o que poderia assegurar sua permanência no país americano.  

Uma fonte próxima a Moro disse que o assunto está sendo tratato internamente e com discrição" e que o senador recebeu conselhos de um importante líder político logo após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassar o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR).

"Ele sabe que vai ser cassado, então precisa controlar a narrativa. Ficar gritando que foi injustiçado resolve? Talvez, mas só para um grupo. O movimento de renúncia e denunciar que é perseguido político para o mundo dá certo", teria dito o líder partidário ao senador. "O melhor exemplo é o Jean [Wyllys] que vendeu para o mundo todo que o Brasil vivia com a democracia contaminada".  

Inicialmente, Moro rejeitou a ideia, afirmando que não é do seu feitio fugir da luta. No entanto, seus principais assessores lembraram que não há uma perspectiva favorável em termos judiciais e que sua cassação é provável. Pessoas próximas iniciaram negociações com contatos nos Estados Unidos, que garantiram boas oportunidades de emprego para o ex-juiz no país. Isso fez com que Moro começasse a considerar a possibilidade com mais seriedade.

"Existe a problematização da esposa. Ela está muito feliz como deputada e não quer ir embora do Brasil. Mas isso é facilmente contornável", confirmou a fonte, à Daniel Cesar, sem explicar qual seria a solução. Ao ser questionado se há um prazo para a renúncia do ex-juiz, a resposta foi taxativa. "Quando ele sentir que está emparedado e que é a única alternativa", respondeu, antes de concluir: "A tendência é que o Moro vire o Jean Wyllys da direita".  

“Meu sentimento é de indignação”, diz Dallagnol após ser cassado pelo TSE

Deltan Dallagnol (Podemos-PR) se manifestou no Twitter após ter seu mandato de deputado federal cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por unanimidade, na noite da última terça-feira (17). Ele  afirmou que seu sentimento é de indignação  e que nenhum obstáculo vai impedi-lo de continuar a lutar pelo seu  propósito de vida de servir a Deus e ao povo brasileiro. O TSE considerou que Dallagnol fraudou a Lei da Ficha Limpa ao sair do MPF, em novembro de 2021.

“344.917 mil vozes paranaenses e de milhões de brasileiros foram caladas nesta noite com uma única canetada, ao arrepio da lei e da Justiça. Meu sentimento é de indignação com a vingança sem precedentes que está em curso no Brasil contra os agentes da lei que ousaram combater a corrupção. Mas nenhum obstáculo vai me impedir de continuar a lutar pelo meu propósito de vida de servir a Deus e ao povo brasileiro”, escreveu

Através das redes sociais, o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) se mostrou indignado com a cassação de Dallagnol, que é seu aliado desde os tempos da Lava Jato. “É com muita tristeza que recebo a informação da cassação do mandato de deputado federal Deltan Dallagnol. Estou estarrecido por ver fora do parlamento uma voz honesta na política que sempre esteve em busca de melhorias para o povo brasileiro. Perde a política”, escreveu Moro, que completou: “Minha solidariedade aos eleitores do Paraná e aos cidadãos do Brasil”.

Cassação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira, de forma unânime, por 7 a 0, cassar o registro de candidatura do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR). Essa decisão resulta na perda de seu mandato. Conforme a determinação, os votos recebidos por Dallagnol serão destinados ao seu partido. A decisão foi tomada por unanimidade, com todos os ministros seguindo a posição do relator, ministro Benedito Gonçalves. 

Orelator considerou que Dallagnol pediu exoneração do cargo de procurador para evitar uma eventual punição administrativa, o que poderia torná-lo inelegível. O pedido de cassação foi apresentado pela Federação PT, PCdoB e PV, juntamente com o PMN. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) havia rejeitado a solicitação, mas os partidos recorreram ao TSE. 

A Corte decidiu invalidar o registro de candidatura de Dallagnol, o que leva à perda de seu mandato na Câmara. O cumprimento da decisão deve ser imediato. O deputado federal Dallagnol ainda pode recorrer por meio de embargos ao próprio TSE e ao STF, mas já perde o mandato a partir de agora e os votos recebidos por ele serão contabilizados para seu partido.

Dallagnol, ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, foi eleito o deputado mais votado do estado nas eleições de 2022, com 344.917 votos. Os ministros do TSE julgaram um recurso apresentado pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) no Paraná e pelo PMN, que chegou ao TSE no final de janeiro. O relator na corte é o ministro Benedito Gonçalves.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES