Setur reforça a renovação de cadastros dos municípios no Mapa do Turismo

Assim como em 2022, a plataforma está aberta durante todo o ano para o cadastro de novos destinos

Setur reforça a renovação de cadastros dos municípios no Mapa do Turismo | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seguindo a orientação do Ministério do Turismo (Mtur), a Secretaria de Turismo do Piauí reforça aos gestores municipais a importância da renovação do cadastro no novo Mapa do Turismo Brasileiro, que teve início na terça (28). De acordo com o Mtur, toda a documentação deve ser atualizada para o exercício vigente, caso contrário, o município será excluído do sistema. A plataforma está aberta durante todo o ano para o cadastro de novos destinos (clique aqui).

O gestor da pasta, Pablo Santos, frisa que é de suma importância que os municípios atualizem as suas informações e que atendam às exigências do Mtur.

Setur reforça a renovação de cadastros dos municípios no Mapa do Turismo - Foto: Ascom

“Além de ampliarmos o número de cidades piauienses no Mapa do Turismo Brasileiro, esses dados também ajudam no desenvolvimento de ações voltadas para o fomento do turismo regional, valorizando as potencialidades locais e incentivando o turismo sustentável”, diz Pablo Santos, lembrando que atualmente existem 38 municípios piauienses inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro.

O Ministério do Turismo informa que a participação no Mapa é aberta a todos os municípios brasileiros, desde que observem os critérios estabelecidos em Portaria Ministerial nº 41/2021, construídos em conjunto com as Unidades da Federação.

CRITÉRIOS PARA PARTICIPAR

O município precisa dispor de uma secretaria/departamento para o turismo, Lei Orçamentária, prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regular no CADASTUR, Conselho Municipal de Turismo ativo, assinar um termo de compromisso e preencher a aba referente à atividade turística dos municípios. Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, como um conselho, fórum, comitê ou associação responsável por sua gestão.

Após o preenchimento das informações pelos municípios, o Estado, por meio da SETUR, tem até 30 dias corridos para revisar e homologar os cadastros no sistema do Mapa e enviar para aprovação do Ministério do Turismo, que tem até 15 dias corridos para realizar a aprovação e publicá-lo no Mapa do Turismo. Após a inclusão, este cadastramento terá sua validade por 01 (um) ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES