Sigifroi Moreno defende ampliação no quadro funcional do TRT da 22ª região

O advogado quer levar sua experiência na advocacia para o TRT 22, melhorando ainda mais os números do Tribunal.

Sigifroi Moreno defende ampliação no quadro funcional do TRT da 22ª região | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com quase três décadas de atuação na advocacia, Sigifroi Moreno concorre à vaga do Quinto Constitucional no Tribunal Regional do Trabalho da 22ª região. Na série de entrevistas feita pelo Jornal Meio Norte, o pleiteante destaca que atuará no sentido de aplicar imediata de medidas inteligentes e eficazes com o escopo de abreviar o processo de execução. Assim, elenca a efetividade, transparência e acessabilidade na distribuição de justiça como os seus grandes objetivos, caso eleito.

Sigifroi quer levar sua experiência na advocacia para o TRT 22, melhorando ainda mais os números do Tribunal, com um trabalho eficiente, intenso e inovador. "É preciso ter em mente que a missão de um integrante de um tribunal envolve equilíbrio, postura ética e responsabilidade coletiva, de modo que nos apresentamos com a disposição de bem levar a experiência da advocacia para dentro do tribunal, buscando engrandecê-lo, sem jamais esquecer nossas origens".

O advogado ainda defende uma ampliação no quadro funcional para alavancar a prestação jurisdicional. "Buscaremos tomar medidas que aprimorem a prestação jurisdicional, fazendo-a chegar a contento à advocacia e à sociedade, que tanto clamam por celeridade e efetividade. Para isso, é fundamental uma ampliação do quadro funcional do nosso tribunal, que pouco tem evoluído quantitativamente desde a sua instalação".

No Piauí, temos a possibilidade de participação de toda a classe advocatícia no referido processo, o que o torna transparente e democrático, além de legitimar os eleitos.

Sigifroi é um dos candidatos à vaga do Quinto Constitucional (Foto: Divulgação)

Jornal Meio Norte - Como surgiu o desejo de concorrer à vaga do Quinto Constitucional? Qual a sua trajetória na advocacia?

Sigifroi Moreno - Estamos completando 29 anos de atuação na advocacia, primordialmente perante a justiça do trabalho, com militância perante todas as varas do trabalho, do litoral ao interior do estado, inclusive nos postos avançados de Corrente e Uruçuí, bem como nas varas do trabalho de Teresina, no nosso TRT/22 e no TST. Durante 09 anos, por deferência eleitoral da nossa classe, tivemos a oportunidade de servi-la como Secretário Geral (2007 a 2009) e Presidente da OAB-PI (2010 a 2012), bem ainda como Conselheiro Federal da OAB (2013 a 2015). Toda essa experiência profissional e institucional nos permitiu conhecer, plenamente, a realidade da advocacia no nosso estado, bem como vivenciar todos os seus anseios, questionamentos e dificuldades, o que nos despertou a possibilidade de buscar mais uma forma de serviço, integrando o nosso tribunal como representante da advocacia.

JMN - Como pretende contribuir para o Tribunal Regional do Trabalho?

S.M. - O TRT/22 tem se notabilizado como um tribunal de referência no país, recebendo do CNJ prêmios de excelência no que diz respeito à prestação jurisdicional. Tal fato aumenta nossa responsabilidade quando almejamos integrar um tribunal desta envergadura, o que nos vai demandar um trabalho intenso, eficiente e inovador objetivando bem colaborar com o tribunal no alcance de números melhores ainda. É preciso ter em mente que a missão de um integrante de um tribunal envolve equilíbrio, postura ética e responsabilidade coletiva, de modo que nos apresentamos com a disposição de bem levar a experiência da advocacia para dentro do tribunal, buscando engrandecê-lo, sem jamais esquecer nossas origens.

JMN - Quais são as suas principais bandeiras de atuação caso seja eleito (a)?

S.M. - Em sendo eleitos passaremos a integrar um órgão colegiado, de modo que todas as nossas iniciativas ou decisões devem refletir o sentimento coletivo. Assim, ouvindo o tribunal, buscaremos tomar medidas que aprimorem a prestação jurisdicional, fazendo-a chegar a contento à advocacia e à sociedade, que tanto clamam por celeridade e efetividade. Para isso, é fundamental uma ampliação do quadro funcional do nosso tribunal, que pouco tem evoluído quantitativamente desde a sua instalação. Objetivando a agilidade buscaremos estimular a instauração de Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas e de adoção de novas súmulas por parte do tribunal, de modo que parte considerável das lides sejam celeremente solucionadas, desobstruindo acervos e permitindo atenção diferenciada às demais contendas. Levantamento correicional do TRT/22 mostra que o prazo médio de duração do processo de execução é quase cinco vezes maior que o do processo de conhecimento, o que nos leva a refletir sobre a aplicação imediata de medidas inteligentes e eficazes com o escopo de abreviar o processo de execução. A advocacia e a sociedade clamam por efetividade, transparência e acessibilidade na distribuição de justiça, sendo esses nossos objetivos caso integremos o tribunal.

JMN - Recentemente o país passou por uma reforma trabalhista, como observa as relações de trabalho pós reforma e qual o papel do Tribunal na garantia de que essa relação seja justa?

S.M. - Sob o ponto de vista processual, a reforma trabalhista de 2017 trouxe regras impondo ônus mais severo àquele que for derrotado numa ação, o que, de impacto, causou uma considerável redução no número de ações ajuizadas. Sob o prisma econômico, a intenção era auxiliar a retomada do crescimento, em especial possibilitando a geração de novos postos de trabalho. Buscou-se, ainda, minimizar a rigidez legislativa, por vezes incompatível com as modernas regras do mercado de trabalho, como, por exemplo, quando lidamos com a virtualização da relação de trabalho. É claro que uma só reforma ou alteração legislativa não tem o condão de mudar completamente os rumos da economia ou fazer as adaptações que todo o mercado reclama. O fato é que, com o passar dos anos, precisamos permanentemente avaliar se os objetivos foram alcançados, justamente para que a evolução da disciplina das relações trabalhistas seja uma constante e os tribunais possam evoluir na distribuição de justiça.

JMN - Por fim, gostaria que deixasse uma mensagem aos advogados e a toda sociedade.

S.M. - O quinto constitucional foi criado com o objetivo de levar a experiência da Advocacia e do Ministério Público para dentro dos tribunais. No Piauí, temos a possibilidade de participação de toda a classe advocatícia no referido processo, o que o torna transparente e democrático, além de legitimar os eleitos. Assim, é fundamental que toda a nossa classe participe ativamente das eleições que se avizinham, dando sua efetiva contribuição na escolha do seu representante junto ao TRT/22, de modo que, no futuro, possa cobrar do mesmo, quer em seu nome, quer em nome da sociedade, a realização dos compromissos e objetivos a que se dispôs. É com esse pensamento que colocamos nosso nome para avaliação da classe, somando a experiência dos longos anos de efetiva advocacia, com atuação direta perante nosso TRT/22, e disposição de bem prestar jurisdição, com seriedade e responsabilidade, sendo plenamente acessível.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES