Sílvio Mendes defende repactuação no financiamento da saúde nos municípios

O ex-líder municipal de Teresina criticou o modo como o Estado tem lidado com o cofinanciamento dos municípios.

Sílvio Mendes defende repactuação no financiamento da saúde | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O pré-candidato ao Governo do Estado pelo União Brasil, Sílvio Mendes, participou do encontro com secretários de Saúde na terça-feira, 17 de maio, no Blue Tree Towers Rio Poty.

Silvio Mendes disse que quando os municípios assumiram a gestão da saúde, houve uma melhora dos indicadores e citou a taxa de mortalidade infantil. "Acho que o caminho é esse, fortalecer a saúde dos municípios", pontuou.

Leia Mais

O ex-líder municipal de Teresina criticou o modo como o Estado tem lidado com o cofinanciamento dos municípios, defendendo uma repactuação que seja cumprida efetivamente pelo Poder Executivo.

Sílvio Mendes participa de evento do Conasems (Foto: Reprodução)"Precisa respeitar o que está acordado, o SUS é financiado pelos municípios, pelo Estado, pelo Ministério da Saúde, com a gestão pelos municípios que têm a obrigação de investir pelo menos 15% da sua receita na saúde, todos os municípios gastam mais do que a lei determina, Teresina chega a mais de um terço de tudo que foi arrecadado destinado para a saúde e é ruim porque a cidade precisa de outras coisas", disse.

Sílvio Mendes sinalizou que quando deixou o comando da FMS havia um débito do Estado com a Prefeitura. "Existe uma progressão na participação do financiamento dos municípios, hoje a Atenção Básica por exemplo, mais de dois terços do que se investe na Atenção Primária, Saúde da Família, agentes comunitários de saúde é bancado pelo município, e os municípios não suportam isso, então é preciso refletir, ter uma repactuação do financiamento e que ele aconteça, porque o Estado do Piauí repactuou dois anos e nem depois da repactuação, do acordo que foi feito, ele cumpriu, quando deixei a FMS, a Sesapi tava devendo o município de Teresina mais de R$ 30 milhões", destacou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES