Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Sindicatos vinculados à CUT e ao PT criam rede de comunicação

O projeto, planejado desde a década de 1980, é voltado "para quem não está satisfeito com o que encontra na mídia comercial"

Compartilhe

Sindicatos ligados à CUT (Central Única dos Trabalhadores) e ao PT fortaleceram nos últimos meses uma espécie de rede de comunicação que dispõe de emissoras de TV, rádios, revistas, jornais e sites de notícias.


Sindicatos vinculados ao PT criam rede de comunicação

O projeto, planejado desde a década de 1980, é voltado "para quem não está satisfeito com o que encontra na mídia comercial", como dizem seus organizadores no site da Rede Brasil Atual.

A rede busca ir além do tradicional jornalismo sindical, produzindo conteúdo para o público em geral. A operação tem custo estimado de R$ 800 mil mensais e inclui um corpo de 170 jornalistas.

Na semana passada, o ex-presidente Lula mencionou a expansão da emissora, em entrevista à TVT (TV do Trabalhador, que integra a rede).

"A TVT, se Deus quiser, vai evoluir muito", disse Lula. "Deixa sair a antena da Paulista para comemorarmos." Em 2013, uma antena geradora na avenida Paulista permitirá ao canal ser sintonizado na Grande São Paulo.

No mesmo evento, Lula negou-se a falar sobre a operação da Polícia Federal que indiciou Rosemary Noronha, ex-chefe do gabinete da Presidência em São Paulo, nomeada por ele em 2005.


Sindicatos vinculados ao PT criam rede de comunicação

Em agosto deste ano, a Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho, que tem como principais sócios o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, levou ao ar a Rádio Brasil Atual, que tem três repetidoras.

Em seu blog, o ex-ministro José Dirceu classificou a abertura das emissoras como um "grande salto".

As concessões para FM nas cidades de Mogi das Cruzes (Grande SP), Bertioga (litoral paulista) e Pirangi (interior do Estado) foram dadas em 2009, com empenho pessoal do então presidente Lula. O primeiro pedido de concessão de uma emissora foi feito em 1987, também por meio de Lula, na época deputado.

"Com a CUT temos uma parceria muito sólida de troca de conteúdos. Nem PT nem nenhum outro partido tem qualquer envolvimento com o projeto", afirma o diretor de comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e presidente da fundação, Valter Sanches.

Em 2010, a fundação começou a operar a TVT, que conta com uma retransmissora UHF em Mogi das Cruzes. Outra está sendo implantada em São Caetano do Sul. O investimento para a criação do canal foi de R$ 15 milhões.

No site da TVT, estão disponíveis mais de 4.500 vídeos. Os sindicatos já informaram que o objetivo é fazer uma "grande rede nacional".

Outro braço da rede é o site Rede Brasil Atual, que diz contar com 330 mil visitantes mensais. A página produz textos que abastecem sites e blogs alinhados ao PT.

No mesmo prédio da TVT, em São Bernardo do Campo, é produzido o site e jornal "ABCD Maior". Além disso, desde 2006 circula a publicação mensal "Revista do Brasil", com tiragem declarada de 360 mil exemplares.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar