Sistema de Saúde é municipalizado em 47 cidades do Piauí

Gestão da Saúde municipalizada em 47 cidades do Piauí

Saúde é municipalizada em 47 cidades do Piauí | Efrém Ribeiro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A municipaliza??o da sa?de no Piau? j? ? uma realidade. Na manh? desta quinta-feira, 30, no Rio Poty Hotel, em Teresina, 47 prefeituras assinaram a Transfer?ncia da Gest?o T?cnica e Administrativa das A?es e Servi?os de Hospitais em Munic?pios Piauienses. Na oportunidade, o Minist?rio da Sa?de fez a doa??o de 204 computadores a conselhos municipais de sa?de e ao Conselho Estadual de Sa?de.

A descentraliza??o da sa?de garante maior racionalidade e organiza??o do sistema de sa?de no Estado. "Ganham os usu?rios e, assim, o Estado poder? cuidar da m?dia e alta complexidade, bem como das demandas dos complexos reguladores regionais", observa o secret?rio estadual da Sa?de, Assis Carvalho.

Com a assinatura do termo, realizada no pr?prio local pelos prefeitos presentes, os munic?pios t?m a posse imediata das respectivas unidades de sa?de. "Com certeza, uma gest?o mais pr?xima do usu?rio dar? uma melhor resposta para a sociedade", afirmou o prefeito de ?gua Branca, Jo?o Lu?s Lopes (Zito), representando a Associa??o Piauiense de Munic?pios (APPM).

Na oportunidade, o Minist?rio da Sa?de, por meio da Secretaria de Gest?o Estrat?gica e Participativa e o Conselho Nacional de Sa?de, entregou 204 computadores para os conselhos municipais e tamb?m para o Conselho Estadual de Sa?de do Piau?. "Esta ? uma iniciativa do Projeto de Inclus?o Digital do Minist?rio da Sa?de visando a potencializar as a?es dos conselhos de sa?de para fortalecer o controle social, com o acompanhamento dos repasses de recursos", declarou o secret?rio de Gest?o Estrat?gica e Participativa, Ant?nio Alves de Sousa.

O projeto prev?, tamb?m, a capacita??o dos conselheiros. "? uma importante iniciativa, uma vez que h? um ac?mulo grande de informa?es que precisam ser disponibilizadas entre os pr?prios conselhos e destes para a sociedade. Com certeza vai potencializar a atua??o dos conselhos em todo o Estado", ressaltou Marbri Vinceslau, membro do Conselho Estadual de Sa?de.

Municipaliza??o - Aderiram ? proposta de municipaliza??o da sa?de os munic?pios de ?gua Branca, Alagoinha, Alto Long?, Arraial, Batalha, Brasileira, Buriti dos Lopes, Buriti dos Montes, Bom Princ?pio do Piau?, Capit?o de Campos, Canavieira, Caracol, Castelo do Piau?, Cocal, Curimat?, Demerval Lob?o, Itaueira, Inhuma, Jerumenha, Flores do Piau?, Francisco Ayres, Manoel Em?dio, Monsenhor Hip?lito, Monte Alegre, Miguel Alves, Padre Marcos, Paes Landim, Porto do Piau?, Pimenteiras, Pio IX, Pedro II, Reden??o do Gurgu?ia, Ribeiro Gon?alves, S?o F?lix do Piau?, S?o Jos? do Piau?, S?o Jo?o da Serra, S?o Pedro do Piau?, S?o Gon?alo, Santa Cruz do Piau?, S?o Francisco do Piau? e Santa Rosa.

O governador Wellington Dias parabenizou a decis?o dos munic?pios. "Essa ? uma atitude que mexe muito com a cultura pol?tica do Piau?. A sa?de, no entanto, n?o pode estar no meio de qualquer discuss?o de car?ter mais pol?tico ou politicagem, como chamam", ressaltou, declarando, ainda, total apoio ? pol?tica de combate ?s drogas do Minist?rio da Sa?de.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES