STF acata denúncias contra mais 245 envolvidos em atos golpistas de janeiro

Segundo o STF, das novas 245 denúncias pautadas, 220 estão inseridas no inquérito referente a instigadores dos atos.

STF analisa denúncias | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou, nessa segunda-feira (15), mais 245 denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), em dois inquéritos instaurados contra bolsonaristas acusados de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília. Por maioria de votos,  os acusados se tornaram réus e irão responder a uma ação penal pelos crimes descritos pela PGR. 

Na nova fase do processo, haverá coleta de provas e depoimentos de testemunhas de defesa e acusação. Só depois o STF irá julgar se condena ou absolve os réus. Segundo o STF, inicialmente, estava prevista a análise de 250 denúncias, contudo, os advogados de cinco pessoas investigadas comprovaram que não foi possível inserir suas sustentações orais no sistema até o prazo limite. Para garantir o direito à ampla defesa, o STF retirou os casos da pauta, para incluí-los em uma sessão virtual posterior.

Segundo o STF, das novas 245 denúncias pautadas, 220 estão inseridas no inquérito referente a autores intelectuais, e instigadores dos atos, que acamparam em frente ao Quartel-General do Exército na capital federal até o dia seguinte às manifestações golpistas. Já as outras 25 estão inclusas no inquérito relativo a autores intelectuais e executores, que efetivamente praticaram os atos de vandalismo e destruição do patrimônio público.

O STF analisa o quinto grupo de denúncias apresentadas pela PGR, em sessão virtual que iniciou à 0h desta terça-feira (16). O julgamento ocorrerá até as 23h59 do dia 22/5. Segundo o Supremo, são mais 250 denúncias a serem apreciadas, todas no Inquérito que apura a responsabilidade dos autores intelectuais, alcançando o total de 1045 submetidas ao crivo do colegiado até o momento.  

Votos

Prevaleceu o entendimento do ministro Alexandre de Moraes, relator dos casos, que votou por receber as 245 denúncias, com os mesmos fundamentos usados para as 550 anteriores. Para o ministro, as denúncias expuseram "de forma clara e compreensível todos os requisitos exigidos", descreveram detalhadamente as condutas e permitiram aos acusados a compreensão das acusações e o pleno exercício do direito de defesa.

O magistrado ressaltou que a Constituição não permite a propagação de ideias contrárias ao Estado democrático de Direito, nem mesmo manifestações públicas que busquem sua ruptura. De acordo com o ministro, são inconstitucionais condutas que tenham o objetivo de controlar ou destruir "a força do pensamento crítico" e as instituições democráticas. Na sua visão, os atos de 8 de janeiro pleitearam "a tirania, o arbítrio, a violência e a quebra dos princípios republicanos".

Assim como nos outros blocos de denúncias apreciadas pelo Supremo, apenas Kassio Nunes Marques e André Mendonça divergiram do relator. Eles entenderam que a competência para julgar os golpistas não é do Supremo, mas sim da Justiça Federal.

Sexto bloco de denúncias será apreciado na próxima semana

O sexto bloco de denúncias de envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de março ocorrerá na próxima terça-feira (23/5), quando o STF irá apreciar mais 131 denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Se as denúncias forem recebidas, serão instauradas ações penais, e eles se tornarão réus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES