STF aceita mais 131 denúncias ligadas a atos golpistas de 8 de janeiro

Com essa decisão, o número de ações penais abertas contra indivíduos relacionados ao incidente chega a 1.176

STF aceita mais de 131 denúncias ligadas a atos golpistas de 8 de janeiro | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), a maioria dos ministros decidiu tornar réus outros 131 indivíduos acusados de envolvimento nos eventos golpistas ocorridos em 8 de janeiro. Nessa ocasião, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e vandalizaram as sedes dos Três Poderes da República, localizadas em Brasília. 

Com essa decisão, o número de ações penais abertas contra indivíduos relacionados ao incidente chega a 1.176. Até o momento, nenhuma das 1.390 acusações formais apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) foi recusada. A análise das 214 denúncias restantes, sobre se serão aceitas ou não, ainda não tem data marcada. 

Neste recente conjunto de denúncias, a principal acusação em todos os casos é a de incitação à animosidade das Forças Armadas contra o Poder constituído, bem como a acusação de associação criminosa. As denúncias têm como alvo indivíduos que foram detidos no acampamento estabelecido em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, no dia seguinte aos ataques. 

Com a aceitação da denúncia e a abertura da ação penal, inicia-se uma nova fase do processo, na qual testemunhas de defesa e acusação, entre outros, serão ouvidas. Somente ao término dessa etapa, o STF irá julgar individualmente a eventual condenação dos réus. Não há um prazo estabelecido para esse julgamento ocorrer. 

O julgamento das denúncias está ocorrendo no plenário virtual, no qual os ministros dispõem de um período determinado para votar remotamente, sem a necessidade de deliberação presencial. A análise desse sexto conjunto de denúncias está programada para se estender até às 23h59 desta segunda-feira (29). 

Até o momento, manifestaram-se favoravelmente ao recebimento desse novo conjunto de denúncias o relator, ministro Alexandre de Moraes, bem como os ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Rosa Weber e Edson Fachin. Da mesma forma que ocorreu nas ocasiões anteriores, os ministros André Mendonça e Nunes Marques apresentaram posições divergentes. Ainda estão pendentes os votos dos ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Fux.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES