STF anula condenações e Lula está livre para disputar eleições

Supremo rejeita recurso que buscava reverter anulação das condenações do ex-presidente Lula

Lula se torna elegível | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por 8 votos a 3, o Plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira (15) rejeitar o recurso impetrado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) que tinha como objetivo reverter a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela Justiça Federal do Paraná, na Operação Lava Jato. Com isso, os ministros da Corte confirmaram a decisão do relator, Edson Fachin. 

Na avaliação de Fachin, as ações não poderiam ter corrido em Curitiba, porque os fatos apontados não têm relação direta com o esquema de desvios na Petrobras. O ministro lembrou que diversos processos deixaram a Vara do Paraná ou mesmo seu gabinete pelo mesmo motivo, desde o início da Operação Lava Jato. “Com as recentes decisões proferidas no âmbito do Supremo Tribunal Federal, não há como sustentar que apenas o caso do ora paciente deva ter a jurisdição prestada pela 13ª Vara Federal de Curitiba. No contexto da macrocorrupção política, tão importante quanto ser imparcial é ser apartidário”, afirmou.

Ao todo, oito ministros (Fachin, Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso) votaram pela rejeição do recurso da PGR e três pela aceitação (Nunes Marques, Marco Aurélio Mello e Luiz Fux). 

Com a decisão, Lula mantém a elegibilidade para o pleito de 2022, dentro do Partido dos Trabalhadores seu nome já é tido como certo na disputa, na visão das principais lideranças petistas, 'ele só não concorre, caso realmente não queira'. 


Por 8 votos a 3, o Plenário do Supremo confirmou a anulação das condenações (Foto: Ricardo Stuckert) 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES