STF dá HC a Pazuello que poderá ficar calado em CPI

Decisão do ministro Ricardo Lewandowski foi tomada nesta sexta-feira (14)

STF dá HC a Pazuello que poderá ficar calado em CPI | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Francy Teixeira

Em análise nesta sexta-feira, 14 de maio, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu habeas corpus ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, conferido o direito que ele fique em silêncio na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid nas ocasiões em que julgar que não há a necessidade de responder aos questionamentos dos parlamentares. 

O habeas corpus foi solicitado pela Advocacia-Geral da União (AGU). No documento, o órgão ainda pediu ao STF que Pazuello ficasse imune a algumas medidas, entre elas, a prisão. Em entrevista ao programa Banca de Sapateiro, da TV Jornal 20.1, o relator da CPI Renan Calheiros disse que caso o HC fosse concedido, os trabalhos da Comissão ficariam prejudicados. 

Pazuello poderá ficar calado na CPI (Foto: Erasmo Salomão)

A decisão do ministro do STF ainda impõe que Pazuello terá o direito de ser ouvido pelos senadores e de ser questionado "com dignidade, urbanidade e respeito", "não sofrendo quaisquer constrangimentos físicos ou morais, em especial ameaças de prisão ou de processo caso esteja atuando no exercício regular dos direitos acima explicitados".

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES