STF: Nunes Marques será relator de ação contra aumento do fundo eleitoral

Pelo menos sete parlamentares acionaram o Supremo para tentar anular as votações no âmbito da LDO de 2022.

ery | ery
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro piauiense Nunes Marques será o relator da ação movida por parlamentares no Supremo Tribunal Federal (STF), que irá tentar barrar o aumento do fundo eleitoral de R$ 1,7 bilhões para R$ 5,7 bilhões, aprovado pelo Congresso na quinta-feira (15).

Pelo menos sete parlamentares acionaram o Supremo para tentar anular as votações no âmbito da LDO de 2022. Para os deputados e o senador que entraram com o mandado de segurança, a forma que o aumento foi inserido na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) não seguiu o que determina a lei. 

Mas, apesar do sorteio, como o ministro está de férias, o pedido poderá ser analisado pela ministra Rosa Weber, que assume interinamente a presidência da Corte durante o recesso do Judiciário. Como o regime de trabalho é de plantão, a ministra deverá decidir se a questão é urgente ou não. 

Ministro Nunes Marques (Foto Nelson Jr. /STF)

Os parlamentares consideram que, em um momento de crise como o causado pela pandemia de covid-19 no país, o aumento do fundo eleitoral representa a má alocação de recursos públicos, "foge à razoabilidade" e "gera um esvaziamento dos direitos e garantias fundamentais da população". 

Leia Mais

"Triplicar o valor do fundo eleitoral enquanto mais de 500 mil cidadãos brasileiros morreram pelo coronavírus, além de inconstitucional, é imoral e cruel", defendem. "O presente caso (...) é de sopesamento entre o aumento de verba de custeio para candidatos realizarem suas propagandas e o direito de metade da população poder comer com o mínimo de dignidade. É pelo direito à vida!".

O mandado de segurança é assinado pelos deputados federais Adriana Ventura (Novo-SP), Daniel Coelho (Cidadania-PE), Felipe Rigoni (PSB-ES), Tabata Amaral (PDT-SP), Tiago Mitraud (Novo-MG) e Vinicius Poit (Novo-SP), além do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Fonte: UOL

 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES