STF tem quatro votos para tornar réus mais 250 investigados pelo 8/1

O julgamento foi iniciado na última terça-feira (16) e será finalizado na próxima segunda-feira (22)

STF tem quatro votos para tornar réus mais 250 investigados pelo 8/1 | Fabio Rodrigues/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou nesta quinta-feira (18) quatro votos para tornar réus mais 250 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. É o quinto grupo de investigados, totalizando 1.050 das 1,3 mil denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O julgamento foi iniciado na última terça-feira (16) e será finalizado na próxima segunda-feira (22). A análise ocorre no plenário virtual, modalidade na qual os ministros depositam os votos no sistema eletrônico do STF e não há deliberação presencial. O primeiro voto inserido no sistema foi proferido pelo relator, ministro Alexandre de Moraes, a favor das denúncias. Em seguida, votaram os ministros Dias Toffoli, Rosa Weber e Gilmar Mendes.

Se a maioria dos ministros aceitar as denúncias, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornam réus no processo. Eles deverão responder pelos crimes de incitação ao crime e associação criminosa. O julgamento das primeiras denúncias começou no mês passado. Até o momento, a Corte tornou réus cerca de 800 investigados.

O STF já recebeu denúncias contra 795 indivíduos apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) nos inquéritos referentes aos eventos ocorridos em 8 de janeiro. A análise da última leva de denúncias foi concluída na segunda-feira (15) às 23h59. Com a aceitação das denúncias, dá-se início às ações penais.

Nesta fase, serão coletadas provas e depoimentos de testemunhas tanto da defesa quanto da acusação. Somente após essa etapa é que a Justiça decidirá sobre a condenação ou absolvição dos envolvidos. Não há um prazo estabelecido para esse processo. No total, a PGR já denunciou 1.390 pessoas relacionadas aos eventos de 8 de janeiro.

Aqueles denunciados como instigadores serão acusados de incitação equiparada à animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais e associação criminosa. Além disso, há denunciados como executores, que responderão pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito (golpe de Estado), dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Advogados e defensores públicos têm apresentado manifestações ao STF solicitando a rejeição das denúncias relacionadas aos eventos, alegando que as acusações apresentadas à Corte são genéricas e não indicam ações concretas que configurem crime. As defesas dos denunciados também argumentam que o STF não possui competência para processar e julgar os envolvidos.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES