STF torna réu deputado acusado de ter forjado o próprio atentado em 2020

Loester Trutis afirmou que foi vítima de uma emboscada na rodovia BR-060. Em investigação, a PF disse que não houve atentado

Loester Trutis | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade, nesta terça-feira (16), tornar réu o deputado federal Loester Trutis (PL-MS) por comunicação falsa de crime, porte ilegal de arma de fogo e disparo de arma de fogo.

Loester Trutis é acusado de ter forjado o próprio atentado em fevereiro de 2020. Na ocasião, ele afirmou que foi vítima de uma emboscada na rodovia BR-060, entre Sidrolândia (MS) e Campo Grande (MS), quando seguia para cumprir agenda no interior de Mato Grosso do Sul. 

Deputado Loester Trutis virou réu após ser acusado de forjar o próprio sequestro 

O carro que era dirigido por um assessor de Trutis foi atingido por tiros nos vidros traseiros e na lateral, mas não houve feridos. 

Após investigação, a Polícia Federal afirmou que não houve atentado e Trutis acabou sendo denunciado pela PGR por comunicação falsa de crime, porte ilegal de arma de fogo e disparo de arma de fogo.

Carro que levava deputado foi atingido por tiros em fevereiro de 2020

Ao analisar a denúncia da PGR, os ministros do STF decidiram tornar Loester Trutis réu. A análise aconteceu em plenário virtual, no qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico do STF. Agora, Trutis será julgado e poderá ser absolvido ou condenado.

Quando foi denunciado, Loester Trutis negou ter forjado o atentado e  disse ser "vítima de um refinado conluio de autoridades locais", que, na opinião dele, "induziram" a PGR e a ministra Rosa Weber, relator do caso, a erro.

O que diz a defesa

À Corte, a defesa de Loester Trutis pediu a absolvição sumária. Os advogados alegaram uma série de problemas processuais e defenderam a nulidade da investigação, que teria sido motivada por perseguição política.

O deputado tem negado que o atentado foi forjado e afirma que  está sendo "vítima de um refinado conluio de autoridades locais, que induziram o PGR e a ministra a erro".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES