STF torna réus mais 250 envolvidos no 8 de janeiro; total passa de mil

O Supremo Tribunal Federal (STF) está analisando o quinto bloco de denúncias referentes aos invasores, autores intelectuais e incitadores dos atos ocorridos.

STF torna réus mais 250 envolvidos no 8 de janeiro; total passa de mil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por maioria tornar réus outros 250 indivíduos acusados pelos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro. Com essa decisão, o número total de pessoas com processos em andamento na Corte ultrapassa a marca de mil.

O Supremo Tribunal Federal (STF) está analisando o quinto bloco de denúncias referentes aos invasores, autores intelectuais e incitadores dos atos ocorridos. O julgamento está sendo realizado no plenário virtual e continuará até as 23h59 de hoje. Até o momento, a contagem de votos está em 7x1. Os ministros Dias Toffoli, Rosa Weber, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Roberto Barroso, Fachin e o relator, Alexandre de Moraes, acompanharam o voto do relator. Apenas o ministro Kassio Nunes Marques apresentou divergência em relação à decisão.

Após a conclusão do julgamento, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu tornar réus 1.045 acusados pela destruição da Praça dos Três Poderes nos cinco grupos de denúncias. No total, a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou 1.390 pessoas pelos ataques ocorridos. Essa decisão representa um avanço no processo de responsabilização dos envolvidos nos atos e na busca por justiça diante das violações ocorridas.

Durante o julgamento, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliaram as ações dos chamados "autores intelectuais", que são pessoas responsáveis por instigar os atos ocorridos. É importante ressaltar que a maioria desses incitadores já se encontra em liberdade e responde aos processos em andamento nessa condição. O STF, ao tomar suas decisões, considerou diversos elementos para determinar a responsabilidade e o enquadramento legal dos réus, seguindo os princípios do devido processo legal e da presunção de inocência.

Informa-se que o sexto bloco de denúncias, envolvendo o caso de 131 pessoas, será iniciado amanhã e submetido a julgamento pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O processo será conduzido no plenário virtual, e os ministros terão prazo até as 23h59 do dia 29 de maio para votar. Esse desdobramento representa mais uma etapa no processo de análise e avaliação das acusações relacionadas aos eventos ocorridos, garantindo a continuidade do devido processo legal.

As denúncias da procuradoria são para os crimes de: associação criminosa armada; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima; deterioração de patrimônio tombado. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES