STJ declara importância da judicialização da saúde em Teresina

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ricardo Villas Bôas Cueva falou sobre a judicialização da saúde em Teresina

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em participação no II Seminário Piauiense de Gestão em Saúde, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ricardo Villas Bôas Cueva falou sobre a judicialização da saúde em Teresina.

Com o sistema deficitário, tem sido recorrente os casos de famílias de pacientes que buscaram o Poder Judiciário na ânsia de conseguir uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais públicos da capital. Contudo, ainda existem empecilhos a serem perpassados.

"As dificuldades são sobretudo o fato de os juízes não terem uma formação adequada sobre a questão posta na ação, e para isso é necessária a ajuda de profissionais da saúde, para que as decisões possam ser tomadas da melhor maneira possível", afirmou. Apesar disso, ele ressaltou a importância da intervenção do judiciário, principalmente quando o setor não funciona adequadamente.

No evento também esteve presente o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Piauí (OAB-PI), William Guimarães, para ele é imprescindível a presença do ministro no debate sobre a questão. "Nós temos um compromisso com a sociedade, que é de dar efetividade à Constituição, garantindo a saúde plena à população brasileira.

Em um momento como esse, em que a saúde se encontra na ordem do dia, é sempre importante trazer pessoas que têm referência na área para discutirmos o tema, em especial a judicialização da saúde", complementou.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES