STJ derruba decisão de Moro que condenou ex-tesoureiro do PT

Ao analisar o recurso, os ministros acataram alegação da defesa sobre a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar o caso

João Vaccari Neto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, nesta terça-feira (5/10), anular a ação penal que condenou o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto a 6 anos e 8 meses de prisão em regime semiaberto. Ao analisar o recurso, os ministros acataram alegação da defesa sobre a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar o caso, seguindo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em 2015, o ex-juiz Sergio Moro condenou o pecuarista José Carlos Bumlai e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto por um empréstimo de R$ 12 milhões, tomado no Banco Schahin, para pagar dívidas do PT. O caso foi agora enviado para a Justiça Eleitoral. 

Vaccari havia sido condenado a 6 anos e 8 meses de reclusão em regime semiaberto; Bumlai, a 9 anos e 10 meses.

João Vaccari Neto Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil 

Na ocasião, Moro considerou que provas orais — não só de delatores — convergiam ao indicar Vaccari Neto como participante do esquema de empréstimos irregulares.

O advogado Luiz Flávio D’Urso, que representa Vaccari no processo, já havia apresentado recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que rejeitou a tese de incompetência do juízo de Curitiba em 2018.

 Em 2019, a defesa técnica do ex-tesoureiro petista apresentou recursos especiais e extraordinário ao STJ e ao STF sob a alegação de que o processo trata de suposto crime eleitoral e, diante disso, a competência do julgamento deveria ser da Justiça Eleitoral.

“A anulação da sentença condenatória e deste processo ocorrida no julgamento do STJ desta data, restabelece, por meio dos inúmeros recursos impetrados pela defesa, a almejada Justiça”, afirmou o advogado Luiz Flávio D’Urso por meio de nota.

(Por: Metrópoles) 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES