STJ suspende julgamento sobre o sítio de Atibaia

A defesa do ex-presidente Lula havia acionado o STF (Supremo Tribunal Federal) mais cedo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Leopoldo Raposo acatou recurso da defesa do ex-presidente Lula e mandou suspender o julgamento que iria decidir se o processo do sítio de Atibaia (SP) deve voltar para a 1ª Instância. O julgamento estava marcado para esta 4ª (30.out.2019) no TRF-4 (Tribunal Federal Regional da 4ª Região).

A defesa do ex-presidente havia acionado o STF (Supremo Tribunal Federal) mais cedo nesta 3ª feira, alegando ‘omissão’ do STJ para decidir o caso.

Em sua decisão (íntegra) de cancelar o julgamento previsto para amanhã no TRF-4, Raposo apontou que houve atropelo na lógica de procedimentos, indicando violação constitucional.

“Há inversão da lógica do compasso procedimental da apelação, o que pode dar ensejo a indevida vulneração de princípios de estatura constitucional, especialmente por haver teses levantadas em sede de razões recursais e, eventualmente, até pela própria acusação, que teoricamente seriam mais abrangentes do que a Questão de ordem pautada pelo Tribunal de origem”, escreveu.

A defesa de Lula alega que o desembargador do TRF-4 Gebran Neto proferiu decisão monocrática que inclui apenas 1 dos capítulos de recurso interposto em favor de Lula.

“Tal decisão promoveu o fatiamento arbitrário da Apelação Criminal, atropelando as demais questões prejudiciais de mérito, que tem abrangência maior do que a da questão que foi incluída em pauta; atropela a pendência de julgamento dos Embargos de Declaração, que estão diretamente relacionados à análise das já referidas questões prejudiciais de mérito”, reclama a defesa.

Ricardo Stuckert



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES