STRANS participa de audiência pública sobre mobilidade urbana

A audiência aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Teresina (CMT) de forma híbrida, com transmissão via Yotube pelo canal da CMT

STRANS participa de audiência pública sobre mobilidade urbana | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) participou, na quarta-feira (29), de uma audiência pública sobre o Diagnóstico de Mobilidade Urbana de Teresina, que faz parte de uma das etapas de elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável de Teresina (PDMUS). A audiência aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Teresina (CMT) de forma híbrida, com transmissão via Yotube pelo canal da CMT.

Na ocasião, foi apresentado à população o Diagnóstico da Mobilidade Urbana de Teresina com os resultados das pesquisas e levantamentos de campo realizados e que retrataram um panorama das principais características e dos problemas relacionados aos deslocamentos pela cidade.

O superintendente da STRANS, Cláudio Pessoa, esteve acompanhado da equipe técnica da Engenharia e Arquitetura do órgão e dos representantes do Consórcio Concremat/Certare. O superintendente explica que hoje a STRANS inicia uma série de audiências públicas onde será apresentado aos munícipes todo o resultado de um trabalho voltado em cima de um plano que tem por objetivo trazer um diagnóstico sobre a mobilidade urbana na cidade de Teresina.

Cláudio Pessoa, esteve acompanhado da equipe técnica da Engenharia e Arquitetura do órgão e dos representantes do Consórcio Concremat/Certare Fotos(Ascom/Strans) 

”A ideia é exatamente de nós, através dessas audiências, abrirmos vista para a população para que ela, de forma participativa, possa estar contribuindo para o objetivo do qual nós nos dispomos a apresentar ao município, ou seja, buscando ali dar acessibilidade, trazer a população de Teresina uma integração e o direito de ir e vir com segurança envolvendo outros aspectos da mobilidade, inclusive, sendo ela inclusiva e, principalmente, voltada para os entes, para os atores mais frágeis deste teatro, que é o trânsito e o transporte da cidade de Teresina”, destaca o superintendente da Strans, Cláudio Pessoa.

Ainda de acordo com o superintendente da Strans “nós agradecemos e pedimos de ante mão que todos possam trazer para esse projeto as ideias que forem mais apropriadas para que nós possamos, ao final, ter aí, através de uma gestão participativa e compartilhada, decisões que possam ser adotadas a curto, médio e longo prazo que tragam para o município os benefícios de uma mobilidade mais humanizada e principalmente inclusiva e acessível”, pontua o superintendente da Strans.

A arquiteta da Strans, Lívia Macêdo, explica que o Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável abrangerá todo o município de Teresina, zona urbana e rural, considerando a inserção da cidade na Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) da Grande Teresina. Diferentemente das abordagens tradicionais de planejamento de transporte, considerando os aspectos da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que prioriza os modos de transporte não motorizados e o transporte público, viabilizando um modelo de desenvolvimento urbano sustentável nos aspectos econômico, ambiental e social.

“O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Teresina levará em conta a mobilidade e acessibilidade de todos os grupos populacionais, especialmente os de menor renda, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, idosos e mulheres, desenvolvendo uma cidade mais justa e acessível”, destaca a arquiteta da Strans, Lívia Macêdo.

A apresentação do diagnóstico de Mobilidade Urbana de Teresina foi coordenada pelo representante do Consórcio Concremat/Certare, Carlos Henrique e a previsão é que a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável de Teresina seja finalizada em janeiro de 2022.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES