Substituto de Nikolas Ferreira é cassado e colegas debocham: “vai tarde!”

O caso teve início após o PSOL apresentar ação contra o PRTB alegando fraude à cota de gênero nas eleições de 2020.

Vereadores comemoram cassação de Uner Augusto | Reprodução/Redes Sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) concluiu na terça-feira, 18 de abril, a retotalização dos votos das eleições municipais de 2020 para o cargo de vereador em Belo Horizonte. Conforme decisão do TSE, publicada em 31 de março, houve fraude na cota de gênero praticada pelo PRTB, resultando na anulação de todos os 42.202 votos atribuídos ao partido e aos candidatos ao cargo de vereador.

Com o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, houve uma nova lista de eleitos e suplentes para o cargo de vereador, resultando na entrada de César Augusto Cunha Dias, que concorreu pelo PROS, e na saída de Uner Augusto de Carvalho Alvarenga, do PRTB, que havia assumido como suplente de Nikolas Ferreira, eleito deputado federal nas eleições de 2022.

Leia Mais

Diante da cassação de Uner Augusto, vereadores contrários ao político comemoraram a decisão. "Hoje foi embora o vereador da extrema direita de BH, suplente do Nikolas Ferreira. A chapa foi cassada por fraude eleitoral pelo uso de mulheres como candidatas laranjas. Já vai tarde!", pontuou o vereador Bruno Pedralva (PT-MG).

Deputada propõe exigir certidão de antecedentes criminais em casamento

Fim da baixaria! Câmara instala Conselho de Ética e Nikolas Ferreira é alvo

Governo Lula defende julgar cassação de Nikolas Ferreira por transfobia

O caso teve início após o PSOL apresentar ação contra o PRTB alegando fraude à cota de gênero nas eleições de 2020. O Juízo Eleitoral e o TRE-MG entenderam não ter havido fraude, mas o TSE entendeu que houve fraude à cota de gênero com a apresentação de candidatas do gênero feminino apenas para atender a cota mínima exigida pela legislação. A decisão foi no sentido de cassar todos os candidatos do PRTB, declarando a nulidade dos votos obtidos pelo partido e pelos candidatos, com recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, dentre outras sanções.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES