Superintendente da PF no DF é dispensado dois dias após atos terroristas

Portaria é assinada por Ricardo Cappelli, secretário-executivo do MJ e interventor na segurança pública do Distrito Federal. Cézar Luiz Busto de Souza será o novo ocupante do cargo

dleegado | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Justiça e Segurança Pública dispensou do posto nesta terça-feira (10) o superintendente da Polícia Federal no Distrito Federal, delegado Victor Cesar Carvalho dos Santos. A portaria é assinada pelo secretário-executivo do MJ, Ricardo Cappelli – que, desde domingo (8), é também interventor na segurança pública do DF.

Delegado Victor Cesar Carvalho dos Santos

O novo superintendente será o delegado Cézar Luiz Busto de Souza. O delegado já foi superintendente em Maringá (PR) e teve uma breve passagem pele Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor). O nome não foi publicado no "Diário Oficial da União".

A decisão foi publicada dois dias após uma minoria de bolsonaristas radicais promover atos de terrorismo e vandalismo na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O governo e o Ministério Público apuram se houve conivência das forças policiais distritais e federais no enfrentamento aos golpistas.

O superintendente já tinha sido informado da mudança na última semana, antes dos atos.

Victor Cesar dos Santos assumiu o comando da Polícia Federal no DF em agosto de 2021. Antes, tinha sido o delegado responsável pela segurança do papa Bento XVI, quando o então pontífice veio ao Brasil.

O superintendente despachou normalmente no cargo nesta terça (10), coordenando os trabalhos da PF na capital federal após a desmobilização dos acampamentos golpistas no Distrito Federal (feita pela Polícia Militar e pelo Exército) e pela detenção de 1,2 mil envolvidos.

Atuação policial é questionada

A facilidade de acesso dos terroristas à Esplanada dos Ministérios e às sedes dos três poderes da República, no domingo, levou políticos e autoridades a questionarem a eficácia da ação policial no enfrentamento a esses criminosos.

Ainda no domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou uma intervenção na segurança pública do DF, nomeando Ricardo Cappelli para comandar essa área na capital federal até o fim do mês.

A decisão de Lula já foi aprovada pela Câmara, e será votada pelo Senado na manhã desta terça.

Horas depois, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu afastar do cargo por três meses o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) – que, por sua vez, tinha demitido ainda no domingo o secretário de Segurança Pública da capital, Anderson Torres.

Já como interventor do DF, Ricardo Cappelli também promoveu mudanças e exonerou o comandante-geral da PM distrital, Fábio Augusto. Assumiu o cargo o coronel Klepter Rosa Gonçalves.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES