Supremo adia julgamento contra Palocci

Inicialmente marcado para o dia 4, julgamento não tem data para ocorrer

Palocci | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O julgamento do inquérito em que o ex-ministro da Fazenda e atual deputado federal Antonio Palocci (PT-SP) responde por quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa foi adiado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Inicialmente marcado para a próxima quinta-feira, dia 4 de junho, o julgamento não será realizado por falta de quórum.

A informação foi confirmada nesta sexta (29) pela Secretaria de Comunicação Social do STF, que destacou que ainda não foi marcada uma nova data para a análise do processo.

Dos 11 ministros, pelo menos dois estarão ausentes na sessão do dia 4 ? um deles é Carlos Alberto Menezes Direito, que foi operado no último dia 21, no Rio de Janeiro, para a retirada de um cisto no pâncreas, e está de licença médica. Pela tradição do Supremo, casos importantes só são julgados com a presença de todos os ministros.

Palocci é acusado de ter dado a ordem para que o sigilo bancário do caseiro Francenildo fosse quebrado. O deputado nega. Em fevereiro de 2008, o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, denunciou o ex-ministro pela quebra do sigilo, no processo que corre em segredo de Justiça.

Os 11 ministros do Supremo terão de decidir entre arquivar ou aceitar a denúncia. Se aceitarem, abrirão uma ação penal contra Palocci, que passaria à condição de réu. O relator do processo é o presidente do Supremo, Gilmar Mendes.

Em setembro de 2006, a Polícia Federal (PF) concluiu que Palocci ordenou a violação do sigilo do caseiro e o indiciou pelos crimes de violação de sigilo bancário e funcional e prevaricação. Na época, ele também foi indiciado por denunciação caluniosa, sob a acusação de ter acionado o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e órgãos públicos com o objetivo de desmoralizar o caseiro.

Durante depoimento que prestou na CPI dos Bingos do Congresso Nacional, em 16 de março de 2006, Francenildo afirmou que o então ministro Palocci fez várias visitas a uma mansão alugada por ex-assessores da Prefeitura de Ribeirão Preto, no Lago Sul, bairro nobre de Brasília, local supostamente usado, segundo o caseiro, por lobistas.

Em agosto do ano passado, Antonio Palocci não aceitou trocar o julgamento no plenário do Supremo pela suspensão do processo e o cumprimento de trabalhos comunitários como pena alternativa.

O STF arquivou no último dia 13 de fevereiro o processo em que o ex-ministro da Fazenda era investigado por suposta contratação de empresa de publicidade sem que tenha havido licitação, na época em que era prefeito de Ribeirão Preto (2001-2002). O processo foi arquivado após parecer do Ministério Público Federal, que alegou ?ausência de provas contra o parlamentar?.

Palocci também é investigado no STF em mais um processo que apura a possível formação de caixa dois eleitoral, proveniente de um contrato de coleta de lixo da Prefeitura de Ribeirão Preto.

Neste processo, a Procuradoria-Geral da República já sugeriu a absolvição do deputado. Ele sempre negou envolvimento com as irregularidades pelas quais é investigado em processos que tramitam no Supremo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES