Tarso Genro admite possível de fuga de Daniel Dantas

Tarso, entretanto, disse que espera que Dantas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Tarso Genro (Justi?a) afirmou neste s?bado que a concess?o de um novo habeas corpus ao banqueiro Daniel Dantas, da Opportunity, cria a possibilidade de que ele deixe o pa?s, fugindo assim de uma de nova pris?o. "A possibilidade [de fuga] realmente existe", disse Tarso.

Como ainda n?o h? uma acusa??o formal do Minist?rio P?blico Federal contra Dantas, n?o existe um processo criminal contra o banqueiro. Desta forma, seus direitos n?o podem ser cerceados, a n?o ser que a pr?pria decis?o do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, determine que ele n?o deixe o territ?rio nacional.

Tarso, entretanto, disse que espera que Dantas responda no Brasil ?s acusa?es contra ele. "Como Daniel Dantas tem insistido que ele ? inocente e que ele vai provar a sua inoc?ncia, n?s esperamos que ele fique para provar sua inoc?ncia e responder o processo", disse o ministro.

Dantas est? sendo investigado pela Pol?cia Federal na Opera??o Satiagraha, que investiga suposta pr?tica dos crimes de lavagem de dinheiro, gest?o fraudulenta, evas?o de divisas, forma??o de quadrilha e tr?fico de influ?ncia para a obten??o de informa?es privilegiadas em opera?es financeiras.

Al?m de Dantas, foram presos o ex-prefeito de S?o Paulo Celso Pitta, o investidor Naji Nahas e mais 14 pessoas supostas de participa??o no esquema.

O banqueiro foi preso duas vezes nesta semana mas foi solto beneficiado por decis?es de Gilmar Mendes. A primeira pris?o foi decretada pelo juiz federal Fausto Martins de Sanctis, 6? Vara Criminal da Justi?a Federal, em S?o Paulo, na ?ltima ter?a-feira, quando foi deflagrada a opera??o. A defesa do banqueiro recorreu ao STF e, no dia seguinte, Gilmar Mendes concedeu o primeiro habeas corpus.

Cerca de dez horas depois que Dantas deixou a carceragem da Superintend?ncia da PF em S?o Paulo, o mesmo juiz federal decretou novamente a pris?o de Dantas, desta vez preventiva, com base em documentos apresentados pela PF e pela Procuradoria. Um depoimento tamb?m refor?ou o pedido de pris?o por tentativa de suborno.

Segundo a Procuradoria, Hugo Chicaroni, tamb?m preso na opera??o, confessou em depoimento os preparativos da tentativa de suborno de um delegado federal para que o nome de Dantas e de integrantes da sua fam?lia fosse retirado de um inqu?rito da PF sobre supostas opera?es il?citas. A defesa de Chicaroni nega.

Dantas voltou ? pris?o e a defesa do banqueiro recorreu novamente ao STF. Apesar das novas provas, Gilmar Mendes concedeu novo habeas corpus ontem ? tarde. Dantas foi soltou ? noite e teria voltado ao Rio de Janeiro, onde mora.

A decis?o de Gilmar Mendes provocou v?rios protestos de ju?zes federais, delegados federais e procuradores da Rep?blica que questionaram o posicionamento do presidente do Supremo.

Investiga?es

Segundo a PF, as investiga?es come?aram h? quatro anos, com o desdobramento das apura?es feitas a partir de documentos relacionados com o caso mensal?o. A partir de documentos enviados pelo STF para a Procuradoria da Rep?blica no Estado de S?o Paulo, foi aberto um processo na 6? Vara Criminal Federal.

Na apura??o foram identificadas pessoas e empresas supostamente beneficiadas no esquema montado pelo empres?rio Marcos Val?rio para intermediar e desviar recursos p?blicos. Com base nas informa?es e em documentos colhidos em outras investiga?es da Pol?cia Federal, os policiais apuraram a exist?ncia de uma organiza??o criminosa, supostamente comandada por Daniel Dantas, envolvida com a pr?tica de diversos crimes.

Para a pr?tica dos delitos, o grupo teria possu?do empresas de fachada. As investiga?es ainda descobriram que havia uma segunda organiza??o, formada por empres?rios e doleiros que supostamente atuavam no mercado financeiro para lavagem de dinheiro. O segundo grupo seria comandado pelo investidor Naji Nahas.

Al?m de fraudes no mercado de capitais, baseadas principalmente no recebimento de informa?es privilegiadas, a organiza??o teria atuado no mercado paralelo de moedas estrangeiras. H? ind?cios inclusive do recebimento de informa?es privilegiadas sobre a taxa de juros do Federal Reserve (Fed, o BC americano).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES