TCE condena ex-prefeito Reidan Kleber e aplica multa por dano ao erário

Ex-prefeito de Curimatá foi alvo de uma ação por conta do contrato de construção de duas UBSs que não foram construídas.

Ex-prefeito é condenado | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em processo relatado pelo conselheiro substituto Alisson Araújo, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí decidiu julgar como irregulares as contas do ex-prefeito e atual vereador de Curimatá, Reidan Cleber, referentes ao contrato assinado em 2016 com a Empresa B. A. S. Incorporadora e Construção Civil, no montante R$ 121,6 mil. 

A empresa foi contratada para a construção de Unidades Básicas de Saúde nas localidades Lagoa das Covas e Baixão do Riacho. 

No entanto, na análise da tomada de contas especial, apontou-se a prática de atos tipificados como grave infração e dano ao erário, tendo em vista que os serviços não foram executados. 

Ex-prefeito terá que pagar multa por contrato de obra que não saiu do papel

No seu relatório, o conselheiro Alisson Araújo sinalizou que não restam dúvidas da grave infração cometida pelo ex-gestor, dando o encaminhamento para a rejeição e punição. "Não restam dúvidas quanto a grave infração a norma legal, haja vista que não foi demonstrada a motivação do pagamento ou justificativa fundamentada e formalizada em caso de pagamento antecipado. Ademais, o precedente citado pela defesa não se amolda ao caso concreto, não havendo qualquer razão para antecipação de pagamento, diante da natureza do objeto e das particularidades do contrato de obra pública, que exige prévia medição para a realização do pagamento ao contratado".

No julgamento da ação pela Segunda Câmara, o voto do relator e o parecer do Ministério Público de Contas deram o encaminhamento para a decisão pela rejeição das contas, assim como a aplicação de multa de 6.000 unidades de referência fiscal (UFRs), tal como imputar o débito referente ao valor do contrato (R$ 121,6 mil) ao ex-prefeito Reidan Kleber e ao sócio-administrador da Construtora. 

Na decisão também foi aplicada multa ao ex-prefeito Reidan Kleber no valor atualizado do dano ao erário. 

francyteixeira@meionorte.com

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES