TCE do Piauí ganha destaque no Programa Nacional de Transparência

TCE atingiu índice de transparência de 98,37%, em escala que vai de 0 a 100%.

Conselheira Lílian Martins | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) foi a entidade piauiense mais bem avaliada no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), alcançando um índice de transparência de 98,37%, em escala que vai de 0 a 100%. Este índice de transparência é classificado como diamante, e o TCE-PI é uma das 362 entidades brasileiras a alcançá-lo, de um universo de 7.953 entidades avaliadas.

O Programa é uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), e teve como objetivo avaliar os índices de transparência ativa de órgãos públicos de todo o país, por meio de levantamento realizado em 2022 pelos Tribunais de Contas com o apoio dos controladores internos. 

Foram analisados 7.953 portais de 4.191 municípios brasileiros, com informações disponibilizadas pelos sites institucionais dos Poderes Executivo e Legislativo das três esferas de governo (União, Estados e Municípios), do Poder Judiciário, dos Ministérios Públicos, dos Tribunais de Contas e das Defensorias Públicas.

Encontro Nacional de TCEs

Os resultados do PNTP foram divulgados durante o VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, no Rio de Janeiro. Na ocasião, foi disponibilizado à sociedade o Radar Nacional de Transparência Pública, portal que agrega as avaliações realizadas, e que reúne os endereços para acesso aos portais de informações de todos os órgãos públicos brasileiros que responderam aos questionários aplicados e validados pelos Tribunais de Contas. A ferramenta também é interativa, permitindo pesquisas e cruzamentos múltiplos de dados relativos ao índice de transparência de cada portal.

Controle

As avaliações realizadas nacionalmente pelos Tribunais de Contas e pelos controles internos utilizaram os parâmetros estabelecidos na Resolução Atricon nº 09/2018, atualizada pela Resolução Atricon nº 01/2022, bem como na cartilha “Acesso à Informação na Prática”, produzida pela Atricon. A Matriz de Fiscalização da Transparência, oriunda destas Resoluções, lista mais de 100 critérios a serem avaliados em cada sítio eletrônico, tais como: receitas, despesas, folha de pagamento, licitações, contratos, instrumentos de planejamento, acesso à informação, Ouvidoria, entre outros tópicos de grande relevância à sociedade.

Presidente do TCE, Lilian Martins, diz que conquista é resultado de compromisso de toda gestão (Divulgação)

Em sua avaliação, o TCE-PI alcançou o índice de transparência classificado como diamante, que somente é aplicável às entidades cujo índice supera 95% e, ao mesmo tempo, atende a 100% dos requisitos tidos como essenciais na Matriz de Fiscalização da Transparência.

conselheira Lilian Martins, presidente do TCE-PIdestaca que o índice apurado decorre de um compromisso da gestão com a transparência pública, e é resultado de esforços conjuntos de todas as unidades que integram o Tribunal. 

“O resultado já mostra a evolução do Tribunal frente à avaliação de 2021, quando alcançamos um índice de 85,16%. A avaliação coloca o TCE-PI em posição de destaque entre as entidades públicas de maior transparência nacionalmente, mas continuaremos nos esforçando até alcançarmos a nota máxima”.

Foram avaliados 454 portais de transparência de entidades piauienses estaduais e municipais, e todas as análises foram validadas pela equipe do TCE-PI. A partir das avaliações, as entidades piauienses atingiram um índice de transparência médio de 45,94%, inferior à média nacional, que é de 67,23%. No momento, já tramitam no Tribunal processos de fiscalização considerando os índices de transparência das entidades piauienses, e o TCE-PI poderá determinar àquelas que atingiram os menores índices que adotem as providências necessárias para que se adequem ao que prevê a legislação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES