TCE fará audiência pública para tratar da crise no transporte público

Merlong informou que em agosto do ano passado protocolou um ofício junto ao TCE solicitando que o órgão apurasse contratos.

Merlong Solano visita TCE | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Merlong Solano (PT) visitou a sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesta segunda-feira (27) para discutir a crise do transporte público em Teresina e foi informado pelo presidente, conselheiro Kennedy Barros, que o TCE está finalizando auditoria no sistema de transporte da capital e em breve deverá realizar audiência pública com a Prefeitura Municipal, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), parlamentares e a sociedade civil para discutir a situação e, caso necessário, assinarem um Termo de Ajuste de Gestão, com o objetivo de corrigir os problemas detectados durante a fiscalização.

Audiência no TCE para discutir transporte (Divulgação)Merlong informou que em agosto do ano passado protocolou um ofício junto ao TCE solicitando que o órgão apurasse contratos, planilhas e atos administrativos vinculados à concessão do transporte coletivo na capital e nesta segunda foi ao Tribunal cobrar uma posição sobre o pedido. 

“Já faz algum tempo que eu venho acompanhando esta grave crise dos transportes em Teresina. Provoquei o TCE para que participasse efetivamente dessa discussão. O TCE já está finalizando essa auditoria e hoje o presidente Kennedy Barros me informou que assim que a apuração estiver concluída, o TCE deve convidar a Prefeitura, o Setut e a sociedade para uma audiência pública, com a possibilidade de assinatura de um Termo de Ajuste de Gestão”, destacou o deputado.

O parlamentar acredita que a assinatura do documento pode dar uma solução definitiva para o problema, uma vez que falta transparência sobre o valor da dívida da Prefeitura com o Setut, a real quantidade de ônibus circulando na cidade e situação trabalhista dos funcionários das concessionárias do serviço.

“O que a gente busca é essa solução definitiva e acreditamos que, com a ajuda do TCE, vamos conseguir. Não temos informações precisas sobre o custo do sistema, se ordens de serviço estão sendo cumpridas, quanto a prefeitura deve, como vai pagar, etc. A situação está caótica e ninguém sabe quem está falando a verdade. Agora estamos diante da possibilidade de uma nova greve, precisamos resolver urgente esse problema que tanto tem castigado a nossa população”, pontuou o deputado.

Parceria com o legislativo

O presidente do TCE, Kennedy Barros, reforçou que o Tribunal acompanha com muita responsabilidade a situação do transporte na capital e acredita que o problema pode ser resolvido em breve. O conselheiro destacou a parceria da Casa com os demais poderes a fim de solucionar questões que ajudem a melhorar a prestação de serviço à população. “É de suma importância essa parceria e diálogo dos representantes eleitos pela população com o Tribunal. A visita do deputado Merlong reforça esse trabalho conjunto para melhoria na prestação do serviço de transporte público da capital”, pontuou Barros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES