TCU evidencia zero políticas públicas para LGBTQIAP+ no Governo Bolsonaro

Segundo auditoria do TCU, não havia políticas públicas específicas para a comunidade LGBTQIAP+ no governo federal entre 2018 e 2021.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entre 2018 e 2021, o governo federal do Brasil não teve políticas públicas direcionadas à população LGBTQIAP+, de acordo com uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O trabalho foi solicitado pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor do Senado Federal para avaliar os programas e ações destinados à proteção e promoção dessa comunidade.

A análise abrangeu os ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; da Cidadania; do Turismo; da Justiça e Segurança Pública; e da Saúde. O TCU concluiu que apenas foram desenvolvidas iniciativas pontuais, sem que existissem políticas públicas específicas para a população LGBTQIAP+A única iniciativa estruturada encontrada foi o "Plano Nacional de Empregabilidade LGBT", criado em 2020, mas que não foi formalizado por meio de ato normativo, não possui indicadores de desempenho e metas, além de não prever mecanismos de participação da sociedade no processo de tomada de decisão. 

Leia Mais

Relatório mostra ausência de políticas para população LGBTQIA+ na gestão Bolsonaro (Foto: DPE/RS)

A auditoria recomendou ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania que avalie a possibilidade de firmar parcerias com outros órgãos e entidades para garantir que as ações cheguem a um número maior de pessoas em situação de vulnerabilidade social, e que estabeleça indicadores de desempenho e metas, bem como mecanismos de participação da sociedade. 

O TCU também não conseguiu avaliar a "Política Nacional de Saúde Integral LGBT", a única iniciativa encontrada na área da Saúde, porque o Ministério da Saúde não forneceu todos os documentos e informações solicitados. Por fim, os ministérios da Cidadania, do Turismo e da Justiça e Segurança Pública não possuíam iniciativas específicas para a população LGBTQIAP+, atendendo essa comunidade em conjunto com outras populações em situação de vulnerabilidade social.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES