TCU vai fazer auditoria operacional do INEP

Solicitação foi elaborada pela senadora Leila Barros.

Senadora Leila Barros | Waldemir Barreto/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os senadores aprovaram requerimento para que o Tribunal de Contas da União (TCU) faça auditoria operacional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). 

A solicitação foi elaborada pela senadora Leila Barros (Cidadania-DF) e tem como objetivo averiguar a capacidade da autarquia elaborar e aplicar o Enem e o Enade após as sucessivas crises que culminaram na troca de gestores e um pedido de demissão coletiva de 37 servidores.

“O Inep já está no quinto presidente em menos de três anos de governo, além disso houve uma redução no orçamento do instituto e tivemos as manifestações de servidores denunciando assédio e interferência política na elaboração das provas. São fatos graves e que devem ser apurados”, defendeu Leila.

Senadora diz que houve redução no orçamento do INEP (Foto:Waldemir Barreto/Agência Senado)

Crise do Inep

A reação dos senadores à crise do Inep deve ter novos desdobramentos já nesta quinta-feira. A Comissão de Educação, Cultura e Esporte pode instalar uma subcomissão para acompanhar a situação do órgão de perto. O colegiado poderá convocar o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o presidente do Inep, Rodrigo Dupas, e servidores para prestarem esclarecimentos sobe os fatos.

Proteção e autonomia

A senadora Leila Barros também é autora de uma Proposta de Emenda à Constituição que já tramita na Casa para proteger o Inep, IBGE e o IPEA das ingerências políticas. A PEC 27/2021 define essas entidades produtoras de estatísticas nacionais como instituições de Estado.

A PEC estabelece um mandato de quatro anos aos dirigentes das entidades, podendo ser reconduzidos uma única vez. Se a proposta for aprovada e promulgada, eles serão indicados segundo critérios técnicos pelo presidente da República e para assumir o posto deverão passar por sabatina e aprovação do Senado Federal.

Para evitar a descontinuidade e a desqualificação das informações oficiais, Leila propôs autonomia técnica, administrativa, financeira, orçamentária e patrimonial às entidades.(Com informações da Agência Senado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES