mais

Teresa Britto é a favor de federação partidária entre o Cidadania e o PV

De acordo com a parlamentar, o relacionamento entre as siglas é bom, e elas possuem um certo alinhamento.

Presidente estadual do PV no Piauí, a deputada estadual Teresa Britto, sinalizou que não é contrária a possibilidade da legenda se unir ao Cidadania em uma federação partidária. 

De acordo com a parlamentar, o relacionamento entre as siglas é bom, e elas possuem um certo alinhamento. "Sim, nós estamos discutindo ainda em nível nacional, mas nós sempre tivemos uma relação muito boa com o Cidadania em nível nacional, com o Roberto Freire, sempre foi um amigo, gosto dele. Estamos aí discutindo internamente para depois tomar uma posição". 

Teresa Britto diz que siglas têm alinhamento (Foto: Ascom Alepi)Teresa Britto diz que siglas têm alinhamento (Foto: Ascom Alepi)

No último dia 02, os presidentes nacionais do Cidadania e do PV, Roberto Freire e José Luiz Penna, estiveram reunidos para tratar sobre a formação da federação. Na ocasião, Freire sinalizou para a disposição em consolidar a união. "É uma forma de fazer a transição após o fim das coligações. A federação funciona como um partido por toda a legislatura, e tem uma eleição no meio. É preciso que haja muito mais convergências. É diferente de uma coligação meramente eleitoral", afirmou ao Estadão. 

Cabe indicar que as federações são formadas por partidos com afinidade programática, durando pelo menos os quatro anos do mandato. Se algum partido deixar a federação antes desse prazo, sofre punições, tais como a proibição de utilização dos recursos do Fundo Partidário pelo período remanescente.

Federações devem ter abrangência nacional, o que também as diferenciam do regime de coligações, que têm alcance estadual e podem variar de um estado para outro.


[email protected]

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail