Teresina terá eleição para vereador mais disputada do Piauí

Em Teresina a concorrência é de 20,5 candidatos por vaga.

São 595 candidatos para 29 vagas na capital do Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina tem a vaga de vereador mais concorrida do Piauí. São 595 candidatos para 29 vagas com média de 20,5 candidatos por vaga ? um número alto, mas ainda bem abaixo da maior média nacional, da cidade do Rio de Janeiro, com 33,6 candidatos por vaga para a Câmara.

O aumento no número de vagas de vereadores na capital ? as cadeiras passaram de 21 para 29 ? provocou um verdadeiro ?boom? no número de candidatos para este pleito proporcional em Teresina. Na eleição de 2008, apenas 291 nomes se inscreveram para disputar o cargo de vereador, nesta eleição o número dobrou chegando a 595.

Naquela época a concorrência foi de 13,8 candidato por vaga ? 2,4 vezes menos que os atuais 33,6.

Em Parnaíba, segunda maior cidade do Piauí, a disputa é um pouco mais amena com 14,8 candidatos por vaga, sendo 252 candidatos inscritos para 17 vagas na Câmara. Em Picos, o cenário é bem menos concorrido, são apenas 139 candidatos inscritos para 15 vagas ? uma média de 9,2. Em Piripiri, a concorrência é ainda menor, são 5,5 candidatos por vaga com 78 candidatos inscritos para as 14 cadeiras na Câmara.

Em geral, o número de candidatos a vereador subiu no Piauí. No pleito de 2008, um montante de 7394 candidatos se inscreveu para a disputa, neste ano o número chega a 9368 candidatos a vereador em todo Estado.

Nesse pleito, o Piauí teve um acréscimo de 113 vagas de vereadores em 35 cidades. O aumento de vagas é resultado da aprovação, em 2009, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 58, que estabeleceu uma nova relação entre o número de habitantes e a quantidade de vereadores, alterando o artigo 29 da Constituição Federal. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 2.153 Câmaras ganharam, com isso, o direito de ampliar suas cadeiras em todo o País.

Em Alagoinha, 11 candidatos disputam 9 vagas na Câmara

A antítese da eleição para vereador em Teresina acontece no município de Alagoinha do Piauí, onde a Câmara possui nove vagas e apenas 11 candidatos estão aptos para a disputa - colocando a concorrência no município em 1,2 candidato por vaga para a Câmara. Na capital, a concorrência é de 20,5.

No início da eleição em Alagoinha do Piauí, 14 nomes se inscreveram para disputar as vagas de vereador, mas dois desistiram: Francinete Maria de Lima Carvalho e Maria de Lourdes da Silva. Um candidato ainda teve o registro indeferido, José Augusto de Sá.

Em São José do Divino, onde a Câmara também possui nove vagas, foram inscritos apenas 13 candidatos ? colocando a concorrência no município em 1,4 candidato por vaga. No início da eleição, 15 nomes se inscreveram para disputar, mas dois desistiram: Antônio Filho da Silva, o Bolão e Francisco das Chagas Sampaio Souza, conhecido como Chagas do Euzébio. Os 13 candidatos pertencem a mesma coligação ?A Vontade do Povo?, que tem o único candidato a prefeito de São José do Divino, o pecuarista Zé Sena, do PTB.

Em Curral Novo do Piauí, a situação também é de pouca concorrência para a Câmara e apenas um candidato a prefeito. Apenas 13 nomes vão disputar as nove vagas na Câmara. O número poderia ser maior se não fosse o indeferimento da candidatura de Francisco de Assis da Silva, o Tiquim. O município tem candidato único a prefeito: Leônidas Lopes Lima, do PP.

Teresina deve registrar quociente eleitoral entre 14 e 15 mil votos

A eleição para o cargo de vereador segue procedimento distinto da disputa para prefeito, governador, presidente ou senador. O sistema utilizado entre os 449 mil candidatos a uma vaga no Legislativo é o proporcional, onde a quantidade de votos nem sempre elege um candidato. O que determina o preenchimento das vagas é a votação obtida pelo partido ou coligação.

Votar para vereador significa: escolher o próprio candidato ou votar na legenda. No final da eleição, todos esses votos serão somados para o partido. Se mais de um partido se une, formando uma coligação, esta também concentra os votos válidos, como se fosse um partido só.

O que define quais partidos ou coligações têm direito de ocupar as vagas em disputa é o quociente eleitoral. Esse número é obtido pela divisão do total de votos válidos apurados pelo número de vagas a serem preenchidas. Se o número não for inteiro, fica desprezada a fração igual ou menor do que meio. Se for superior, é equivalente a mais um.

Em seguida, é feito o cálculo do quociente partidário. Os votos válidos recebidos pelos partidos da coligação (nominais ou de legenda) são divididos pelo quociente eleitoral, resultando no número de cadeiras que a coligação pode ocupar. Os melhores colocados de cada partido ou coligação preenchem as vagas. A expectativa dos que fazem a eleição em Teresina é que o quociente na capital fique entre 14 e 15 mil votos. A variação é explicada pela instabilidade do número de votos válidos, podendo existir variação de acordo com os votos brancos e nulos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES