Thanandra pedirá nova reunião com prefeito sobre o fim das carroças em THE

Uma Audiência Pública foi realizada na Câmara Municipal, nesta manhã, para debater sobre o futuro de cavalos, éguas, burros e equinos.

Thanandra pedirá nova reunião com prefeito sobre o fim das carroças em THE | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vereadora Thanandra Sarapatinhas afirmou nesta terça-feira (25) que pedirá uma nova reunião com o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) para obter uma posição do chefe do Executivo acerca do fim do uso de animais de tração em Teresina. 

“Quem pode dar a palavra final é o prefeito. Aqui na Câmara podemos enriquecer esse debate, trazer opiniões diferentes. Então, depois de analisar tudo o que debatemos, vou pedir uma nova reunião com ele”, explicou.

Thanandra pedirá nova reunião com prefeito sobre o fim das carroças em Teresina (Foto: Reprodução)Uma Audiência Pública foi realizada na Câmara Municipal, nesta manhã, para debater sobre o futuro de cavalos, éguas, burros e equinos que são usados para puxar carroças em Teresina. 

A audiência foi proposta pela própria Thanandra Sarapatinhas, juntamente dos vereadores Deolindo Moura (PT), Markim Costa (Sem partido) e Dudu Borges (PT) e atendeu ao pedido feito pela Associação de Carroceiros da capital.

A audiência contou com representantes da categoria, protetores de animais e outros (Foto: Reprodução)A audiência também contou com representantes da categoria, protetores de animais, Ministério Público, OAB-PI, Secretaria de Segurança, PM-PI, Guarda Municipal e Secretarias Municipais de Governo e Meio Ambiente.

Leia Mais

FIM DA TRAÇÃO ANIMAL SERÁ GRADATIVO, DIZ THANANDRA 

Thanandra Sarapatinhas foi uma das que usou a tribuna e defendeu o encerramento do uso de animais para puxar carroças em Teresina. A protetora também aproveitou para mostrar casos e imagens de cavalos e burros abandonados por carroceiros que já resgatou. Ela ainda ressaltou que o fim do uso dos veículos não será abrupto. Será gradativo e terá como prazo o período de dois anos.

Foi acordado que o fim do uso dos veículos não será abrupto, será gradativo (Foto: Reprodução)Ao falar que não desistirá do projeto, a vereadora chegou a dizer que aceitaria até mesmo um prazo gradativo de dez anos para a adequação a proibição do uso de carroças, à exemplo de outras cidades.

“Não vai ser de uma hora para outra. A prefeitura vai ter que profissionalizar essas pessoas, qualificar e arrumar emprego. Ninguém vai ficar sem emprego. Deveriam ler o projeto e não ficar com fake news e arruaça. Mesmo que queiram, eu não vou recuar enquanto não acabar com esse sofrimento para os animais aqui em Teresina”, destacou. 

MP A FAVOR DA REDUÇÃO GRADATIVA 

A promotora Carmelina Moura falou a favor do fim gradativo das carroças em Teresina e indicou a inclusão de mais secretárias no Indicativo de Projeto de Lei, como a inserção da Secretaria Municipal de Políticas Públicas e Assistência Social (Semcapis).

“Nos subsidiamos para vir a essa audiência e é neste sentido da substituição gradual, responsável, desses veículos. É importante que haja a longo prazo para isso seja feito”, destacou. 

OAB-PI A FAVOR DA CAUSA

A presidente da Comissão de Proteção dos Animais de Teresina da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB-PI), Dárcia Alencar, pontuou sobre a importância do projeto, defendeu a iniciativa da parlamentar em tentar regulamentar o uso da tração animal na cidade e cobrou o engajamento de mais protetores na causa. 

“O que vi aqui foi uma vereadora ser atacada, ela sozinha enfrentando uma porção de homens e mulheres que em vários momentos teve a fala interpelada e quanto a outros protetores não os vejo nessa causa com a vereadora”, disse.

O projeto visa retirar animais de tração da cidade a longo prozo (Foto: Reprodução)O presidente da Comissão da OAB-PI de relação com o Legislativo, Lucas Ribeiro, explicou a parte jurídica que fará a regulamentação do uso de animais de tração. O advogado também se manifestou a favor do projeto e explicou que toda a mudança ocorrerá de forma gradativa.

“Optei por trazer essa visão técnica para que as pessoas possam entender que o projeto a longo prazo vai beneficiar a todos. Esses animais poderão ter um bem-estar, pois os critérios contidos no Indicativo são rígidos, onde as pessoas que forem depositárias fieis desses animais não poderão vender, alugar ou utilizar em outras atividades, dará dignidade a eles até o fim de suas vidas”, frisou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES