THE: Câmara Municipal cria comissão para elaborar Plano de Arborização

A comissão vai receber propostas e enviar ao Executivo para que a cidade, enfim, tenha seu documento nessa área

ARBORIZAÇÃO | Vereadores e convidados discutem na Câmara a redução de áreas verdes na capital | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara de Vereadores de Teresina criou ontem, durante audiência pública para discutir a ausência de um Plano Diretor de Arborização na capital, uma comissão que vai receber propostas e enviar ao Executivo para que a cidade, enfim, tenha seu documento nessa área.

"A audiência foi especialmente positiva porque não ficou apenas em discussões e teorias. Ela resultou em algo concreto e objetivo, que foi a criação da comissão que ficou de recolher as propostas dos diversos segmentos e atores envolvidos na questão", disse o vereador Antônio Aguiar, do PTB, autor da proposição.

Ele argumenta que "Teresina está perdendo a condição de cidade verde. O desmatamento para construção de residências, aberturas e pavimentação de ruas e avenidas, e o crescimento do número de prédios no Centro e bairros adjacentes, tem feito com que a temperatura de Teresina se eleve a cada ano, onde, segundo o INMET, a temperatura máxima até hoje observada foi de 41,6° C, registrada no dia 24 de outubro de 2012".

"Considerando ser a arborização urbana uma das ações (medidas) mais eficientes para reduzir o impacto do aquecimento local e consequentemente do aquecimento global, propomos a audiência pública para dialogarmos com os órgãos competentes e com a sociedade de um modo geral, sobre a elaboração de um plano diretor de arborização urbana para a cidade de Teresina", afirmou.

"O que trará vários benefícios para a nossa cidade, tais como: Minimização do calor, melhoria da qualidade do ar (capta o CO2 e o metano e os transforma em oxigênio), combate aos raios ultravioletas, redução de propagação do som, redução do nível de material particulado (poeiras, fumaça e etc.), maior área de sombreamento, aumento da umidade ambiental e embelezamento de nossas praças, ruas e avenidas, dentre outros", finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES