Transição troca chefe da PRF e anuncia Arruda Botelho para pasta na Justiça

O advogado Augusto de Arruda Botelho será o futuro secretário nacional de Justiça do novo governo.

Arruda Botelho | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

NATHALIA GARCIA

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública e senador eleito, Flávio Dino (PSB), anunciou nesta terça-feira (20) que Edmar Camata será o diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal) do governo eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Dino também comunicou que o advogado Augusto de Arruda Botelho será o futuro secretário nacional de Justiça do novo governo. A composição da equipe foi divulgada no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), local escolhido para a transição de governo em Brasília.

Augusto de Arruda Botelho | FOTO: Reprodução

Camata comanda atualmente a Secretaria de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo. Formado em direito pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), ingressou na PRF em 2006. É mestre em Políticas Anticorrupção pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e tem especializações em gestão integrada em Segurança Pública e Ministério Público e Defesa da Ordem Jurídica, além de MBA em gestão pública.

Já Botelho iniciou carreira no escritório de Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça no primeiro mandato de Lula. É especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra, em Portugal, em Direito Penal pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e mestrando em Direito Penal Econômico na FGV (Fundação Getulio Vargas).

O anúncio do nome de Camata foi feito no mesmo dia em que o governo federal exonerou Silvinei Vasques do cargo de diretor-geral da PRF. Ele é investigado por três atos relacionados a um possível favorecimento ao presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições deste ano.

Segundo Dino, as investigações administrativas e eventuais investigações policiais terão seguimento "nos termos da lei". "Não haverá nenhuma orientação do Ministério da Justiça quanto ao conteúdo de tais investigações. Essa exoneração em nada altera o curso dessas investigações, isso vale para todos, inclusive para esse senhor", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES