TRE decide não fazer nova eleição para senador no PA

PMDB pediu novo pleito. Mais de 50% dos votos foram considerados nulos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) decidiu nesta quinta-feira (16), por três votos a dois, que não haverá novas eleições no estado para senador.

O pedido de anulação do pleito foi feito pelo PMDB do estado, partido do deputado federal Jader Barbalho (PA), que disputou uma vaga ao Senado.

Segundo a legenda, seriam necessárias novas eleições porque os votos em dois candidatos ? Jader Barbalho (PMDB), o mais votado, e Paulo Rocha (PT), o terceiro colocado ? superaram 50% do total dos válidos, mas foram considerados nulos porque ambos foram barrados pela Lei da Ficha Limpa.

O advogado do PMDB-PA, Sábato Rossetti, afirmou que a legenda vai recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda nesta quinta. Além de pedir a revisão da decisão do TRE, a defesa da sigla quer impedir, por meio de liminar, a diplomação dos eleitos (Flexa Ribeiro, do PSDB, e Marinor Brito, do PSOL), marcada para esta sexta-feira (17).

A legislação eleitoral estabelece que, quando mais da metade dos votos de eleição majoritária são nulos, o TRE "não deve proclamar eleito o candidato que obteve a maioria da votação válida, quando houver votos dados a candidatos com registros indeferidos, mas com recursos ainda pendentes, cuja nulidade for superior a 50% da votação válida, o que poderá ensejar nova eleição".

?É um absurdo. Preocupa a forma como decidiu no sentido que negava [o pedido de novas eleições] porque o estado não poderia ficar sem representação no Senado. O argumento não é jurídico?, afirmou o advogado da sigla.

Entenda o caso

Jader recebeu 1,799 milhão de votos, e Rocha teve 1,733 milhão na votação de 3 de outubro. Como no dia da votação ainda não havia decisão final sobre a aplicação da Lei Ficha Limpa, o TSE decidiu que os candidatos "sub judice" poderiam concorrer, mas os votos ficariam suspensos até uma decisão final. Caso não fossem autorizados a concorrer, os votos nesses candidatos seriam considerados nulos.

Jader teve a candidatura barrada porque renunciou ao mandato de senador, em 2001, para evitar um processo de cassação em meio às investigações do caso que apurava desvios no Banpará e a denúncias de envolvimento no desvio de dinheiro da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), o que ele sempre negou. Mesmo assim, depois disso, se elegeu deputado federal.

Paulo Rocha renunciou ao mandato de deputado federal em outubro de 2005 após o escândalo do mensalão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES